O fortalecimento da agricultura familiar é uma agenda comum à Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e à prefeitura de Cuiabá, que desenvolve vários projetos por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento. Nesta quinta-feira (23), o presidente da AMM, Neurilan Fraga, e o secretário de Agricultura da capital, Francisco Vuolo, reuniram-se para debater algumas ações de fomento ao setor, que reúne milhares de famílias em Mato Grosso. A reunião também contou com a participação da gerente do Núcleo de Apoio à implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf), Nathacha de Carvalho.
Nas próximas semanas pequenos produtores de Cuiabá vão receber a equipe do Núcleo, que foi criado no ano passado por meio de uma parceria entre a AMM e a Assembleia Legislativa para fortalecer a agricultura familiar na Baixada Cuiabana. As visitas técnicas têm o objetivo de fazer um diagnóstico das legislações e das metodologias utilizadas para registro de produtos da agricultura familiar de origem animal e vegetal.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou que a iniciativa visa garantir apoio para que os produtores rurais desenvolvam suas atividades com mais respaldo técnico, atendendo as normas estabelecidas pela legislação. “Conhecemos bem as dificuldades dos pequenos produtores, que enfrentam constantes desafios para manter os seus empreendimentos. Com o trabalho desenvolvido pelo Núcleo pretendemos contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar, que fomenta a economia regional e contribui com a geração de emprego e renda nos municípios”, frisou, assinalando que a adesão ao Susaf possibilita a comercialização da produção em todo o território estadual.
Durante a reunião, o secretário Vuolo apresentou iniciativas desenvolvidas pela prefeitura para fomentar a produção local, como o programa Agro da Gente, que pretende atender mais de duas mil famílias, estimulando a agricultura familiar em quatro cadeias produtivas: peixe, FLV (fruta, legume e verdura), frango e leite. O objetivo é apoiar os produtores com apoio técnico, qualificação e recursos necessários, garantindo aos consumidores, alimentos certificados e com selo de qualidade. O secretário sugeriu ampliar o programa para os demais municípios da Baixada Cuiabana, visando a reestruturação e fortalecimento da agricultura familiar na região.
A realização de ações conjuntas junto ao ministério da Agricultura para viabilizar a comercialização das cadeias produtivas dos pequenos empreendimentos também integrou a pauta da reunião, realizada na sede da secretaria.
Fonte: amm