Vários pilotos da Fórmula 1 pediram que as regras relacionadas à parada dos carros nos colchetes no grid de largada, sejam revistas, depois de problemas nos dois primeiros GPs de 2023.
Depois que Esteban Ocon foi penalizado no Bahrein por estar fora da posição correta no grid de largada, Fernando Alonso foi penalizado pelo mesmo motivo na Arábia Saudita.
A fiscalização mais rigorosa do posicionamento dos pilotos no início de cada corrida, derivou dos Regulamentos Esportivos da FIA, implementando a redação do Código Esportivo Internacional no ano passado, que afirma que: ‘Um carro deve estar parado em seu colchete no grid, sem que seus pneus dianteiros ou traseiros estejam fora das linhas (frente e laterais) no momento do sinal de largada”.
No entanto, os três pilotos que falaram na coletiva de imprensa da FIA pós-corrida na Arábia Saudita, argumentaram que a visibilidade limitada dentro do cockpit dos carros atuais, tornou cada vez mais difícil garantir que seus carros permaneçam dentro das marcações atribuídas.
“É incrivelmente difícil”, disse George Russell. “Ficamos sentados muito baixos, e só vemos provavelmente os dez ou cinco centímetros superiores do pneu, então você não consegue ver o chão”, disse ele.
“Temos essas grandes linhas amarelas indicativas, mas não consigo nem ver a linha amarela, muito menos as linhas brancas que determinam sua posição lateral. É muito, muito difícil, então é por isso que acho que precisamos ter um pouco mais de bom senso”, acrescentou.
A dupla da Red Bull apoiou as declarações de Russell, com Max Verstappen concordando que a visibilidade que os pilotos têm quando estão no grid é ‘muito ruim’.
“Não vi o quanto ele (Alonso) estava fora de sua posição”, disse o holandês. “É doloroso quando acontece, mas é um pouco o mesmo com a linha branca nos limites da pista. Às vezes você questiona se alguém ganhou alguma coisa indo para fora.”
“Acho que precisamos de uma regra. Parece muito bobo se as pessoas começarem a tirar proveito de ir realmente para a esquerda e para a direita, mas eu não sei o que poderíamos fazer melhor”, acrescentou.
Sergio Perez também falou: “A visibilidade é muito ruim no carro, acho que é provavelmente o principal problema em que você acaba às vezes não totalmente, posicionado corretamente em seu colchete.”
“É realmente difícil ver onde você parou. Você não sabe se está muito longe, atrás ou muito à frente. Então eu acho que é algo que precisamos de mais visibilidade para poder ter uma ideia melhor do que a que temos atualmente. É bom que exista uma regra, mas, ao mesmo tempo, às vezes é como a sorte, para ser honesto, onde você se posiciona”, finalizou.
Fonte: f1mania