Novo índice para medir qualidade de vida nos municípios é apresentado à AMM


Crédito: Divulgação AMM

O Índice de Condição e Qualidade de Vida de Mato Grosso (ICQV-MT), previsto para ser lançado ainda no primeiro semestre, foi apresentado ao presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, e equipe nesta quarta-feira (22), por técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MT).

O ICQV, desenvolvido pelo governo de Mato Grosso, tem o objetivo de fornecer um indicador que possibilite medir, analisar e interpretar a situação de condições e qualidade de vida da população nos municípios. O índice combina dados de 26 variáveis socioeconômicas de quatro dimensões setoriais: economia, educação, saúde e segurança. O indicador vai classificar os municípios em grupos de desenvolvimento, como: dinâmicos, em ascensão, desiguais, vulneráveis, entre outros.

O presidente da AMM destacou que os dados serão importantes para fazer um diagnóstico da situação  socioeconômica nos municípios e subsidiar o planejamento de ações governamentais. “Considerando a alarmante desigualdade social que existe em Mato Grosso é imprescindível a criação de programas estaduais voltados para essa problemática.  Acreditamos que esse novo índice será uma boa referência para planejar investimentos, visando corrigir distorções regionais e promover maior equidade”, assinalou Fraga.

Participaram também da reunião  o consultor econômico da AMM, Vivaldo Lopes, a gerente técnica-operacional da instituição, Lisibete Santiago. A Seplag foi representada pelo secretário-adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Sandro Brandão, e pelos analistas administrativos Rafael Albertoni e Debora Pinheiro.

Fonte: amm

Anteriores Construtora é condenada por mais de 90 falhas em obra de condomínio de SP
Próxima Analista vê chance positiva do yuan chinês se tornar moeda de reserva na Eurásia