Como ação necessária à renovação do ato autorizativo de credenciamento das universidades junto ao Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu a comissão avaliadora para a terceira etapa dos procedimentos de recredenciamento. Dessa vez, o processo foi realizado por videoconferências, iniciadas na última segunda-feira (20).
Fechando essa etapa avaliativa, a comissão designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), esteve reunida na tarde desta quarta-feira (22), com os gestores da UFMT, docentes, discentes, técnicos administrativos e com a Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Segundo a vice-reitora, professora Rosaline Rocha Lunardi, o momento é oportuno para reflexões sobre as questões internas de funcionamento da Universidade. “A avaliação é uma oportunidade de termos um olhar externo sobre o nosso funcionamento, no ensino, na pesquisa, na extensão e gestão da UFMT. A partir desse processo temos o diagnóstico dado pela comissão, que é composta por professores de universidades federais públicas”, explicou, complementando que a partir do resultado, a UFMT buscará formas de aperfeiçoar seus processos, resultados, e consequentemente melhor nota conceitual a cada ciclo avaliativo.
Presente no encontro com os avaliadores do MEC, o pró-reitor de Planejamento (Proplan), professor Roberto Perillo Barbosa da Silva, analisa que o processo de recredenciamento é longo, mas é também uma ótima oportunidade para a instituição poder fazer uma avaliação interna minuciosa.
“Nos últimos três anos, por meio do Grupo de Trabalho que foi criado, pudemos identificar as potencialidades da UFMT, pontos positivos, como também os principais pontos de melhorias. Contamos com o apoio de diversos servidores, dos mais diversos setores da Universidade. Nossa última avaliação aconteceu em 2011,e temos a certeza de que, de lá para cá, a UFMT evoluiu e melhorou muito”, destacou, complementando que os pontos de melhorias que serão apontados no relatório dos avaliadores, servirá para balizar o planejamento da Universidade.
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Fonte: ufmt