Indonésia quer deixar de usar sistemas Visa e Mastercard devido a sanções impostas à Rússia


Na semana passada, o presidente indonésio Joko Widodo pediu às autoridades regionais para se afastarem dos sistemas de pagamento internacionais e começarem a usar cartões emitidos por bancos locais.
O chefe de Estado observou que a Indonésia precisa de se proteger de perturbações geopolíticas, referindo-se às sanções impostas contra o setor financeiro da Rússia pelos EUA, União Europeia (UE) e seus aliados devido ao conflito na Ucrânia.
“Tenham muito cuidado. Devemos lembrar as sanções impostas pelos EUA à Rússia. Visa e Mastercard podem ser um problema”, disse ele.
Comentando a iniciativa, o porta-voz do Banco Central, Erwin Haryono, disse que o regulador estava em negociações com empresas locais “e o progresso é cerca de 90%”, acrescentando que os cartões domésticos terão muitas vantagens, incluindo taxas mais baixas. Além disso, segundo ele, “acordos offshore e dependência de redes de pagamento estrangeiras, como os sistemas Visa e Mastercard dos EUA, não serão mais necessários”.
Cartões de crédito da bandeira russa Mir, alternativa às ocidentais Visa e Mastercard (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2022

O membro do conselho da Associação Indonésia de Cartões de Crédito (AKKI) Dodit Proboyakti disse à Sputnik que a Indonésia aplicaria a experiência da Rússia e seu sistema de pagamento Mir para promover a rede financeira doméstica.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Destinação social do IR pode chegar a R$ 9,65 bilhões em 2023
Próxima Montadoras dão férias coletivas e paralisam produção por conta de vendas fracas e falta de peças