“A Rússia e os países africanos são aliados e parceiros em pé de igualdade. Nossas relações sempre foram construídas em uma base altruísta, sobre os princípios de respeito mútuo e não interferência em assuntos internos”, disse ele durante uma sessão plenária da conferência parlamentar Rússia-África.
De acordo com ele, o Ocidente continua sua política colonial. “Washington e Bruxelas estão procurando assumir o controle dos recursos naturais russos e africanos. Em essência, eles continuam a política colonial”, concluiu ele.
Recentemente o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a cooperação entre Rússia e África atingiu um novo nível.
Ele ainda disse acreditar que a África vai se tornar um dos líderes entre as potências que moldam a ordem mundial, embora os países africanos ainda representem apenas 3% do produto interno bruto (PIB) global.
A segunda conferência parlamentar internacional Rússia-África está sendo realizada em Moscou nos dias 19 e 20 de março.
A conferência reúne representantes das comunidades científicas, educacionais e especializadas da Rússia e dos países africanos, deputados da Duma de Estado, chefes dos órgãos executivos federais, senadores do Conselho da Federação, chefes dos órgãos legislativos das regiões da Federação da Rússia e representantes da comunidade empresarial.
Mais de 40 delegações da maioria dos países africanos estão participando da conferência.
Fonte: sputniknewsbrasil