Visita cancelada de Blinken à China nunca foi oficialmente anunciada, diz Pequim


Autoridades de Pequim minimizaram as notícias sobre o cancelamento de viagem planejada de Blinken à China em meio a informações sobre um balão chinês descontrolado sobrevoando o território dos EUA.
Em um comunicado emitido na manhã deste sábado (4), o Ministério das Relações Exteriores da China disse que respeita a decisão tomada por Washington.
“Na realidade, os EUA e a China nunca anunciaram qualquer visita. O anúncio pelos EUA de informações correspondentes é um assunto deles e nós respeitamos isso”, disse o ministério.
Blinken seria inicialmente esperado para visitar a China neste domingo (5) para conduzir conversas que deveriam ajudar a aliviar as tenções nas relações entre Washington e Pequim – que se tornaram bastante tensas depois que a ex-presidente da Câmara dos Representantes dos EUA fez uma visita oficial a Taiwan no ano passado.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à direita, e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, participam de uma reunião em Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2023

A visita de Blinken acabou sendo anulada após anúncios da presença de um balão chinês no espaço aéreo norte-americano, que potencialmente estaria monitorando locais sensíveis, como silos de mísseis balísticos.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Reino Unido 'não tem mais armas pesadas' depois de fornecê-las à Ucrânia, diz jornal britânico
Próxima WSJ: EUA avaliam sanções a empresas da China por comércio de segurança com Irã