MRE da Turquia convoca embaixador norueguês sobre queima planejada do Alcorão


O embaixador foi convocado após relatos de “uma ação planejada para profanar o Alcorão Sagrado no dia 3 de fevereiro”, disse a fonte.
“Enfatizamos que condenamos veementemente a atitude da Noruega em relação à prevenção de ações provocativas que claramente se qualificam como crimes de ódio. Esperamos que as autoridades norueguesas não permitam conduzir esta ação, [pois] tais atos são inaceitáveis”, disse a fonte.
Mulher passeia com criança ante bandeira da Turquia na parte da capital cipriota ocupada em Nicósia, Chipre, 18 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2023

No início deste ano, Rasmus Paludan, líder do partido político anti-islâmico dinamarquês Stram Kurs, queimou cópias do Alcorão na Suécia e na Dinamarca em um protesto contra a liderança turca. Ele prometeu queimar o livro sagrado muçulmano toda sexta-feira, a menos que a Turquia aprove a proposta da Suécia para ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Um protesto semelhante foi realizado pelo político holandês e líder do grupo islamofóbico Pegida Edwin Wagensveld nos Países Baixos, quando ele arrancou páginas de uma cópia do Alcorão e as queimou em frente ao prédio do Parlamento em Haia.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores EUA precisam da Rússia 'inteira' e com governo forte, declara ex-secretário americano
Próxima Os 80 anos da Batalha de Stalingrado: a grande vitória soviética que o Ocidente tentou apagar