Interesse Público estreia série de reportagens sobre a Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe


dd038198-0524-4ff0-99d3-741c4bdb8304

Veja também: atuação do MPF garante a inclusão de campos sobre orientação sexual e identidade de gênero no Censo 2022. Edição inédita vai ao ar nesta sexta-feira (26), às 20h, na TV Justiça


Imagem: divulgação Interesse Público

Nesta semana, o programa Interesse Público estreia uma série de reportagens especiais sobre a 6ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI/SE). A atuação conjunta do Ministério Público Federal (MPF) com mais de 40 instituições busca preservar o Rio São Francisco, além de garantir os direitos das comunidades tradicionais e fortalecer a conscientização ambiental das populações ribeirinhas. Na primeira reportagem da série, a repórter Selma Souza acompanhou uma visita à aldeia indígena Fulkaxó, em Sergipe. Na ocasião, a equipe do MPF viu de perto as condições em que eles vivem, além de ouvir as demandas da comunidade.

Em outro destaque, o procurador-geral da República, Augusto Aras, participou da solenidade de instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), em Belo Horizonte (MG). Durante a cerimônia, o PGR anunciou a criação da Procuradoria Regional da República da 6ª Região (PRR6) – órgão ministerial que atuará perante o TRF6. Segundo Aras, já foram criados os 18 ofícios necessários para a nova unidade do MPF na segunda instancia, que tem previsão de ser instalada antes do tempo legal previsto, de seis meses, sem acréscimo de despesa pública e orçamentária.

No Amazonas, o MPF e a Defensoria Pública da União (DPU) acionaram a Justiça para que a União reforme o prédio Alcir Matos, no centro de Manaus, tornando o imóvel habitação social para os ocupantes já reconhecidos do local. A equipe do IP no estado mostra as condições precárias em que vivem centenas de famílias. O prédio, que fica no centro da capital, já foi declarado como de interesse social, mas está há anos aguardando reforma.

Direitos do Cidadão – A Justiça Federal no Acre acolheu pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inclua campos sobre orientação sexual e identidade de gênero no Censo 2022. Para o MPF, a informação estatística cumpre um significativo papel na efetivação de políticas públicas por evidenciar questões sociais ainda latentes, e é somente a partir do conhecimento da quantidade e condições de vida dessas populações que suas demandas sociais podem fazer parte da agenda estatal.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por 28 emissoras parceiras distribuídas pelo Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das Assessorias de Comunicação das unidades do MPF em todo o país.

Anteriores Atuação integrada de diferentes instâncias do MPF e MPSP garante devolução da Ilha das Cabras à população
Próxima Candidato a deputado federal em SP deve remover adesivos irregulares em comitê de campanha não central