“O Corpo da Paz evacuou seus voluntários do Peru em meio a uma crise política que incluiu repressão mortal do governo contra seus cidadãos”, publicou o veículo em seu site, citando a carta do porta-voz da organização, Troy Blackwell.
Segundo o porta-voz, o Corpo da Paz está acompanhando de perto a situação no Peru junto com seus parceiros locais e a Embaixada dos Estados Unidos em Lima.
O próprio jornal sublinhou ainda que os voluntários da organização trabalham frequentemente em zonas distantes das capitais nacionais e têm menos proteção do que os diplomatas, razão pela qual vão ser o primeiro grupo de trabalhadores a ser evacuado em razão dos tempos de agitação.
Apesar de Washington ter emitido alertas de viagem para o Peru, atualmente não há indícios de que funcionários da Embaixada dos EUA ou de outras entidades governamentais estejam deixando o país, acrescenta o texto.
O Peru mergulha em uma crise social e política desde dezembro de 2022, quando seu então presidente Pedro Castillo (2021-2022) foi destituído pelo Congresso, após ordenar seu fechamento.
Fonte: sputniknewsbrasil