Força-tarefa, composta por mergulhadores da Policia Federal e da Marinha do Brasil, apreende mais uma carga de droga escondida em casco de navio no Porto de Paranaguá/PR


1b96809e-e8c6-4bb5-b789-667de92513d1.jpg

Paranaguá/PR – Nesta sexta-feira (26/8), dando prosseguimento à Operação Ágata, mergulhadores da Marinha do Brasil e da Polícia Federal encontraram um novo carregamento de drogas destinado ao continente europeu. As drogas estavam escondidas no casco de um navio mercante atracado no Porto de Paranaguá/PR.

Cerca de 159 kg de substância com características de cocaína, que tinham como destino a Alemanha, estavam acomodados num compartimento externo e submerso da embarcação, acessível somente por mergulhadores especializados.

O material foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Paranaguá, para apreensão e posterior destruição. A Polícia Federal seguirá com as investigações.

Foi a segunda apreensão de cocaína realizada pela força-tarefa no litoral paranaense em menos de uma semana e mais de 200 kg da droga foram retirados de circulação.

A Operação Ágata, que visa coibir os ilícitos transfronteiriços e ambientais por meio de operações interagências, está sendo realizada presentemente no litoral do Paraná sob coordenação da MB, incluindo a participação da PF, da Secretaria da Receita Federal do Brasil, da Polícia Militar do Paraná e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A embarcação tinha como destino um porto europeu.

 

SEA CHEST

O compartimento eu que a cocaína foi encontrada fica no casco do navio e é conhecido como “Sea Chest” ou “Caixa de Mar”. A abertura permanece sempre submersa e só pode ser acessada por mergulhadores. Traficantes internacionais contratam profissionais experientes para colocar as bolsas com o entorpecente no compartimento. O procedimento obriga que os mergulhadores permaneçam submersos por mais de 1h.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Paranaguá/PR

cs.srpr@dpf.gov.br

Anteriores Operação conjunta entre Polícia Federal e FAB apreende entorpecente arremessado de aeronave
Próxima Conselho Superior do MPF aprova regras para 30º concurso para procurador da República