Passo Fundo/RS – A Polícia Federal regularizou a permanência no Brasil de mais de 600 estrangeiros que aguardavam atendimento para obter a Carteira de Registro Nacional Migratório. O documento possibilita ao imigrante exercer o trabalho de maneira formal, ter acesso à saúde e à educação, além de outros benefícios sociais.
O objetivo da ação vai além da prestação do serviço público de registro dos estrangeiros, buscando também viabilizar o exercício da cidadania de pessoas que migraram para o Brasil por necessidade e que o País, como nação amiga, acolhe.
O mutirão ocorre de 22 e 26 de agosto e conta com o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), responsável pela estrutura de atendimento no Campus da Universidade, onde funciona o Balcão do Imigrante, e da Organização Internacional para as Migrações (OIM/ONU).
O Rio Grande do Sul possui cerca de 90 mil imigrantes registrados na Polícia Federal, sendo que, nos últimos três anos, esse fluxo é representando por haitianos (30%), uruguaios (25%), e venezuelanos (19%). No ano de 2021, foram emitidas pela Polícia Federal no Rio Grande do Sul mais de 17 mil carteiras de identificação para os imigrantes.
Comunicação Social da Polícia Federal em Passo Fundo
Fone (54) 99171-2298
www.pf.gov.br