Desenvolver soluções inovadoras com base tecnológica, em negócios referentes à economia criativa, abrangendo os setores de educação (alimentos); nutrição (gastronomia); audiovisual; arte; cultura (entretenimento); teatro (música) e turismo. Esse é o principal objetivo do concurso Hackathon Rio Empreender Criativo, que ocorre entre os dias 25 e 26 deste mês. Aberto a maiores de 18 anos, o evento, 100% online, tem inscrições (individuais e gratuitas) abertas até o próximo dia 22 deste mês
Ao ressaltar o papel da economia criativa, o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, comentou que ela é determinante para a renovação do mercado, assim como induz o desenvolvimento empresarial culminando com a recuperação da economia, por meio do conhecimento.
Na mesma toada, o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, observou que, atualmente, estão ativos mais de 74,6 mil pequenos negócios ligados à economia criativa no território fluminense, o que demanda a necessidade constante de encontrar soluções inovadoras. Neste aspecto, Alvarenga comenta que a missão do Sebrae RJ “é promover a inovação e tornar os pequenos negócios cada vez mais competitivos”.
De acordo com os organizadores do concurso, os inscritos devem ter conhecimento ou experiência em, pelo menos, uma das áreas citadas, como desenvolvimento de software (programa de computador); engenharias; design gráfico ou digital; alimentos, gastronomia, nutrição; arte e cultura; audiovisual; educação; entretenimento, música, teatro; comunicação, publicidade, marketing; e administração de empresas ou gestão.
Após a escolha de um dos temas, equipes (de três a cinco inscritos) vão desenvolver um projeto especifico, conforme os objetivos traçados pela organização do evento.
A previsão é de que os vencedores do concurso sejam anunciados no próximo dia 30, em que os premiados em cada um dos cinco setores criativos recebam façam jus a cursos livres em formato remoto, cujos temas serão conhecidos posteriormente, conforme a abertura e confirmação da turma. Os cursos serão disponibilizados por instituições parceiras da Fecomércio, já alinhadas com o Sebrae RJ.
Fonte: capitalist