“Estamos ansiosos por uma decisão positiva das partes para estender este acordo. Isso é crítico em termos de segurança alimentar, as partes entendem essa responsabilidade”, disse Akar em entrevista à mídia turca.
Na quarta-feira, o secretário-geral da ONU, António Guterres, reiterou a necessidade de estender o acordo de grãos durante uma reunião com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, em Kiev. Ele também enfatizou a importância de continuar exportando grãos e fertilizantes da Ucrânia e da Rússia para garantir a segurança alimentar, bem como preços acessíveis dos alimentos em todo o mundo.
No dia 22 de julho de 2022, Rússia, Ucrânia, Turquia e as Nações Unidas chegaram a um acordo para fornecer um corredor marítimo humanitário para navios com exportação de alimentos e fertilizantes dos portos do Mar Negro.
Em novembro de 2022, o acordo foi renovado por mais 120 dias, até 18 de março, a menos que seja prorrogado mais uma vez. A Rússia criticou repetidamente o acordo por não garantir exportações desimpedidas de grãos e fertilizantes russos em meio às sanções ocidentais.
Fonte: sputniknewsbrasil