Se existe uma constante entre os motoristas de carro, é sobre reclamar de combustível. Seja do preço, da qualidade, da distância do posto de confiança ou alguma outra coisa.
Entretanto, o que muitos motoristas acabam se esquecendo, é que todos os postos de combustível devem ter dispositivos para teste básico de qualidade e de volume do produto disponível para os clientes poderem verificar antes do abastecimento.
Pensando nisso, o site AutoPapo resolveu dar algumas dicas para os motoristas desconfiados da qualidade ou, até mesmo, da quantidade de gasolina ou etanol que está sendo utilizada pelo seu veículo diariamente.
O primeiro teste é para verificar se o valor apontado pela bomba de combustível é a mesma quantidade que foi efetivamente depositada no tanque do carro. Provavelmente, todos os motoristas já foram enganados pelo menos uma vez por essa prática.
Para verificar é muito simples, basta solicitar o camburão, que é um tanque portátil homologado pelo Inmetro, com capacidade de 20 litros, que os postos são obrigados a terem. Assim, se estiver com dúvidas em relação a quantidade de combustível, basta solicitar o camburão e fazer a comparação.
Já o outro teste é o sobre verificar o percentual de etanol do álcool na gasolina. O valor máximo para isso é de 27%, sendo que no caso de gasolina premium, a porcentagem limite é ainda menor, de 25%. Inclusive, a maioria dos postos penalizados tinham mais etanol na gasolina do que o permitido.
A prática é feita porque acaba barateando o produto para o posto. Alguns estabelecimentos chegaram a ter mais de 60% de etanol na gasolina, um verdadeiro absurdo. No entanto, poucas pessoas sabem como realizar o teste para descobrir essa porcentagem.
Basta conferir a faixa vermelha com uma boia, uma bolinha, que aponta a densidade do etanol, assim sendo possível verificar se não tem mais água do que deveria no etanol.
Fonte: capitalist