F1: Sargeant quer mudar sua abordagem na qualificação


Logan Sargeant acredita que precisa desenvolver uma abordagem menos agressiva para a qualificação na Fórmula 1, depois que sua primeira experiência terminou em eliminação ainda no Q1.

O piloto americano foi indiscutivelmente o estreante de destaque na abertura da temporada 2023 no Bahrein, levando sua Williams ao 12º lugar, enquanto o companheiro de equipe Alex Albon marcou um ponto em P10, marcando um início muito forte para a equipe na nova temporada.

Mas embora Sargeant tenha ficado feliz com seu primeiro final de semana oficial na F1, ele não pôde deixar de sentir uma certa decepção por não ter conseguido passar para o Q2 qualificação.

Na verdade, ele foi eliminado depois de marcar um tempo idêntico ao de Lando Norris, da McLaren, que passou para o Q2 por ter feito esse tempo antes, mas Sargeant sente que uma abordagem diferente para a qualificação será útil para ele no futuro.

“Adorei cada segundo do meu primeiro fim de semana de corrida na F1”, escreveu Sargeant em uma coluna para o site da Fórmula 1. “Se você tivesse me dado esse tipo de final de semana antes de acontecer, eu teria dito sim. Ter uma corrida tranquila, desde os pit stops até o Safety Car virtual e terminar em 12º, me dá uma boa linha de base para trabalhar.”

“Mas eu gostaria de ter feito o Q2. Foi uma oportunidade perdida. Eu marquei exatamente o mesmo tempo de volta que Lando Norris em P15, mas como defini o tempo depois dele, fiquei de fora”, afirmou.

“Sinto que não fiz a abordagem certa para a qualificação. Nosso carro estava bom o suficiente para ir ao Q2. Naquele momento eu não sabia que era esse o caso, então fui um pouco mais agressivo do que deveria.”

“Forcei um pouco demais, principalmente na primeira volta, o que não me deu uma referência tão boa para a segunda volta, quando eu realmente precisava fazer isso. Essa é a abordagem mental que preciso mudar um pouco. Pelo menos me dá algo para refletir para as próximas corridas”, acrescentou.

No entanto, Sargeant disse que todo o time da Williams ficou agradavelmente surpreso com seu nível de desempenho no Bahrein, tendo se preparado para ser o mais lento dos dez times.

“O final de semana foi tão bom quanto eu esperava da minha perspectiva”, disse ele. “A equipe superou o que eles esperavam também.”

“Antes de chegar lá, pensávamos que seríamos o time mais lento, então ver Alex marcar um ponto e nós dois sermos rápidos na qualificação, isso nos dá motivação de que há boas promessas no time e algumas boas bases para construir. Espero que continuemos melhorando”, finalizou Sargeant.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: CEO da Alpine aponta ponto crítico na carreira de Gasly
Próxima F1: Ferrari pretende continuar usando sua nova asa traseira após teste no Bahrein