Foi identificado mais um tipo de golpe aplicado através de criminosos pelo WhatsApp! O novo golpe tem tomado proporções tão grandes, que está sendo aplicado até mesmo em outros países da América Latina.
Nesse golpe, um usuário desconhecido entra em contato com a vítima e envia o link do anúncio de um sorteio de 600 carros da empresa Toyota.
Caso a vitima clique no link, seus dados podem ser roubados. Em princípio, o crime tem ocorrido em virtude de aplicativos maliciosos disponíveis na loja oficial do Google Play, os quais o usuário pode acabar instalando sem saber dos riscos. Confira aqui como você pode se proteger!
Como ocorre o golpe do sorteio da Toyota?
Os criminosos utilizam a marca da empresa para dar maior credibilidade e assim, compartilham com as vítimas o link da “página” da Toyota, que se trata de um site falso que possui uma identidade visual idêntica ao site original.
Nesse site, o usuário deve preencher um formulário para uma pesquisa da marca. Após ter respondido, surge uma caixa de presente para obter o seu suposto prêmio. Porém, para que a pessoa o consiga, deverá compartilhar o link do sorteio com outros contatos conhecidos no WhatsApp.
E essa é a principal estratégia do golpe, dado que ao compartilhar o link com os seus conhecidos, a tendência é que eles acreditem, pois confiam no usuário que está o enviando.
Como você pode se proteger?
Outra tática utilizada nesse golpe é solicitar a vítima que instale aplicativos maliciosos disponíveis na loja do Google Play. Esses apps foram desenvolvidos pelos golpistas e almejam roubar os dados do usuário.
O usuário acaba sendo levado a instalar os aplicativos sob a promessa de receber um bônus no seu prêmio. Logo, sempre se atente a o que você baixa no celular, instale apenas aplicativos oficiais do Google Play e que possuem avaliações positivas. Assim, você saberá que o aplicativo é confiável.
Alerta da Toyota acerca do golpe
Com o crescimento desse golpe, a empresa se pronunciou, afirmando que não há qualquer campanha de carros vigente. Portanto, cuidado ao receber qualquer link que indique o contrário!
Fonte: capitalist