Novo indicador avalia integralização de cursos de graduação


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está implementando o Indicador Médio de Integralização (IMI), com o objetivo de acompanhar o desempenho dos estudantes em relação à conclusão dos cursos de graduação, em qualquer espaço temporal de sua trajetória acadêmica.

“O processo de implementação começou há dois anos, com estudos, benchmarking de outras instituições, e elaboração de uma metodologia de cálculo para esse indicador, que nos permitisse acompanhar a carga horária que os estudantes cumpriram em relação com uma carga horária média do curso”, explica Maria Danielle de Jesus Teixeira, Gerente de Desenvolvimento Institucional e Estudos Estratégicos da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

A iniciativa se destaca pois a maior parte dos ingressantes do ensino superior não se formam no período mínimo padrão do curso e apenas 44% se formam até o período máximo. “A evasão é um fenômeno complexo e que exige políticas e ações estruturadas em vários eixos. Neste sentido, a UFMT vem fazendo estudos, elaborando indicadores, painéis, propondo projetos e unidos forças para encontrar soluções”, pontuou. Entre as estratégias para reverter esse quadro está a implementação de um indicador de acompanhamento como o IMI.

O IMI é composto por duas equações. A primeira, de referência, calcula a Carga Horária Média do curso a partir da divisão entre a carga horária total necessária para integralização e o número de períodos padrão (em semestres). A carga média do estudante, por sua vez, é composta pela carga horária integrada pelo estudante, dividida pelo número de períodos integralizados. A relação entre estas duas revela o IMI.

Quando o IMI é igual a 100%, o estudante é considerado dentro do conceito “ideal”, ou prazo mínimo de integralização. Entre 66,6% e 100% é considerado “limite” e inferior à 66,6% é considerado “crítico”, ou seja, que está além do prazo máximo de integralização.

Mais informações na página de Estudos Estratégicos e no Manual do IMI.

Fonte: ufmt

Anteriores Advogado é condenado por ofender juíza em audiência no Dia da Mulher
Próxima Consulta pública do novo PDI encerra sexta-feira (10)