Reuters: comércio de petróleo Rússia-Índia mina supremacia do dólar


Segundo fontes da agência, as transações petrolíferas com Moscou nos últimos três meses valeram o equivalente a “várias centenas de milhões de dólares”.
Em dezembro passado, os países do Grupo dos Sete (G7), a União Europeia (UE) e a Austrália concordaram em impor um teto de preço ao petróleo russo exportado, ou seja, proibir seu fornecimento a um preço mais alto.
Fontes da agência disseram que algumas empresas baseadas em Dubai, assim como as empresas russas Gazprom e Rosneft, estão procurando pagamentos em outras moedas para certos tipos de petróleo bruto russo e que o combustível tem sido vendido a mais de 60 dólares por barril nas últimas semanas.
Bandeiras nacionais dos países membros do BRICS - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2023

Observa-se que tais suprimentos constituem uma pequena proporção das vendas totais da Rússia para a Índia.
Entretanto, fazer pagamentos em dirrã pode se tornar mais difícil após as novas sanções do Reino Unido e dos EUA, uma vez que o banco russo MTS, sediado em Abu Dhabi, foi adicionado às listas de sanções em fevereiro, escreve a Reuters.
“Os fornecedores russos encontrarão outros bancos para aceitar pagamentos”, disse uma das fontes à Reuters.
De acordo com a Agência Internacional de Energia, citada pela edição, a Índia aumentou suas importações de petróleo russo 16 vezes em 2022 e este já responde por cerca de um terço do total de suprimentos do país.
O país criou uma estrutura para estabelecer o comércio com Moscou em rupias indianas caso novas sanções sejam impostas ou se as transações em moeda russa não forem mais possíveis, acrescentaram as fontes.
Mundioka #201 - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2023

Em 13 de novembro de 2022, a edição Indian Express informou que as autoridades indianas pretendem duplicar o volume do comércio com a Rússia usando a moeda indiana.
O intercâmbio comercial entre os dois países aumentou em grande parte devido a um aumento das importações de petróleo russo pela Índia.
Nos anos anteriores, a Índia costumava importar menos de 1% de seu petróleo bruto total da Rússia. Agora importa cerca de 22% de suas necessidades.
Em outubro, a Rússia se tornou o maior fornecedor de petróleo da Índia, ultrapassando o Iraque e a Arábia Saudita, escreve o jornal.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores TCE-MT dá início a ciclo de palestras sobre nova Lei de Licitações no próximo dia 15
Próxima Uber atende a demanda dos clientes com nova opção no aplicativo; Saiba mais!