Reviravolta na indústria automotiva brasileira: gigante chinesa BYD adquire fábrica da Ford para produção de carros elétricos


A gigante chinesa BYD, líder mundial na fabricação de carros elétricos, adquiriu a fábrica da Ford em Camaçari, Bahia, que era o último polo automotivo da empresa no Brasil. Embora a compra tenha sido feita há algum tempo, ela será oficialmente anunciada pela presidência da multinacional em abril.

Segundo UOL Carros a princípio, a meta da BYD é produzir 30 mil veículos, incluindo SUVs, picapes (na segunda fase) e carros compactos médios, a partir de 2024. No entanto, a capacidade da fábrica é de até 150 mil unidades por ano. Os automóveis produzidos no Brasil serão destinados ao atendimento do mercado interno e também para exportação.

Análise e visitas da BYD

Antes de iniciar a produção, uma comitiva da BYD deve visitar o Brasil para analisar o modelo de negócio e outras questões ligadas ao processo de produção na fábrica. A empresa está presente no Brasil, com fábricas em Campinas (SP) para montagem de ônibus elétricos e produção de módulos fotovoltaicos, e outra unidade em Manaus (AM) para a produção de baterias para abastecer a frota de ônibus elétricos.

Automóveis elétricos e não poluentes

Além dos automóveis híbridos e elétricos, a gigante chinesa BYD irá fabricar chassis de ônibus e caminhões elétricos e processará lítio e ferro fosfato. O investimento será de R$ 3 bilhões para instalar três fábricas na Bahia. A empresa deve gerar mais de 1.200 empregos diretos somente na implantação da fábrica.

Primeiro carro produzido na Bahia

A previsão é que o primeiro carro produzido na Bahia seja o Song 1.5 dois motores, considerado o modelo de porte médio mais econômico do Brasil. A BYD também comercializa outros veículos elétricos e não poluentes, como empilhadeiras, vans, furgões e caminhões. A fábrica da Ford na Bahia estava fechada desde janeiro de 2021.

Impacto no mercado automotivo

A aquisição da fábrica da Ford pela BYD terá um impacto significativo no mercado automotivo brasileiro. A empresa chinesa é líder mundial na produção de carros elétricos e está comprometida em investir na produção de veículos não poluentes no Brasil. Com a capacidade de produção da fábrica, a BYD poderá expandir sua presença no mercado brasileiro e aumentar a oferta de carros elétricos no país.

Veja também: Instalações da antiga fábrica da Ford, na Bahia, ainda não serão vendidas? Saiba mais

Fonte: capitalist

Anteriores Setrat alerta para mudanças na Avenida Daniel Clemente
Próxima F1: Tsunoda espera que AlphaTauri implemente atualizações ‘o mais rápido possível’