EUA planejam proibir investimentos em alta tecnologia na China, afirma WSJ


Segundo o jornal The Wall Street Journal, citando fontes ligadas às novas medidas, a proposta foi feita pelo Departamento do Tesouro e Departamento do Comércio dos EUA.
As restrições serão focadas nos investimentos privados e de capital de risco relacionados com a produção de semicondutores, inteligência artificial e computação quântica.
Um relatório do Departamento do Tesouro americano afirma que o programa terá como objetivo “impedir o uso de capital e conhecimento norte-americano que possam ameaçar a segurança nacional, sem impor uma carga excessiva aos investidores e empresas do país”.
As novas regras sobre investimentos dos EUA no estrangeiro serão um novo passo dos esforços de Biden para limitar a capacidade de Pequim no desenvolvimento tecnológico.
Membros do Exército dos EUA participam do exercício militar da OTAN'em um campo de treinamento Lituânia, 26 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.03.2023

Isso ocorre porque os dois países competem pelo domínio nas principais áreas tecnológicas, e como nos últimos anos a China demonstrou estar avançando e superando os americanos, parece que Washington não vê outra alternativa a não ser “exortar”, inventando “ameaças” para desestabilizar os países que avançam sem serem seus subordinados.
Apesar da pressão norte-americana, a China segue liderando as pesquisas de novas tecnologias, tornando-se a nova superpotência científica mundial.
Um estudo, financiado pelo Departamento de Estado dos EUA, revelou que os países ocidentais estão sendo superados na competição tecnológica global, enquanto a China lidera na maioria das pesquisas científicas críticas e emergentes.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Banco Central recebe 15 milhões de consultas sobre dinheiro esquecido
Próxima Eleitores de 5 municípios votam de novo para prefeito neste domingo