O CNH Social é um programa do governo federal brasileiro para as pessoas que não estão aptas a prover todos os recursos necessários. Atualmente, dependendo do estado, os valores para adquirir a habilitação nas categorias de carro e moto pode custar mais de R$ 3 mil.
É importante destacar que algumas vagas de empregos buscam pessoas que possuem a habilitação em carro ou moto, estendendo-se para a categoria de caminhão, e geralmente, são empregos que pagam um salário melhor.
Concursos públicos também podem exigir a habilitação em alguma categoria. Ou seja, possuir habilitação para dirigir também é uma chance de ter acesso a melhores condições de vida.
Conheça, então, o programa CNH Social, as regras para participar e os estados do Brasil que aceitam a candidatura.
CNH Social disponível para ESTES estados
Para ter acesso ao programa é necessário que o candidato esteja dentro das regras para habilitar a função, assim como é indispensável que seja uma pessoa de baixa renda inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e ter idade superior a 18 anos.
O programa oferece a CNH de forma gratuita, desde os exames no Detran e as aulas teóricas e práticas na autoescola até as provas do Detran.
Após a inscrição do candidato no Detran, o próprio órgão vai se encarregar de encontrar a autoescola mais próxima da região para que o concorrente possa participar do processo.
O principal responsável pelo programa é o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Como cada região conta com uma organização distinta, será preciso que o candidato à vaga procure a instituição mais perto de sua residência.
Estados em que a CNH Social está disponível
Confira a lista:
- Amazonas
- Acre
- Ceará
- Espírito Santo
- Distrito Federal
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pernambuco
- Paraná
- Pará
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
Fonte: capitalist