Programação paralela da Marcha a Brasília vai debater assuntos técnicos


Crédito: Agência CNM

Presente na programação da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios desde 2007, a programação paralela é muito buscada por gestores municipais. Para a 24ª edição do maior evento municipalista da América Latina, que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de março, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) preparou uma programação repleta de assuntos que são de interesse dos municipalistas. Confira a programação completa e inscreva-se no evento.

A programação paralela, também conhecida como Arenas Técnicas, são espaços que propõem debates específicos sobre temas do momento. Com objetivo de esclarecer dúvidas e ouvir experiências dos participantes que vivem o dia a dia das prefeituras, as arenas preencheram neste ano seis salas do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

As arenas devem começar já no dia 27, na parte da tarde, a partir das 14h. No primeiro dia estão previstos debates sobre Reforma Tributária; desafios do saneamento com o novo Marco; expectativas para o Fundeb 2023 e reajuste do piso do magistério; incidência do legislativo no pacto federativo do Suas; o SUS para o futuro: reorganização e financiamento; e a nova proposta de regulação de transporte público coletivo no Brasil.

No segundo dia, 28 de março, os debates serão organizados pelas áreas de Consórcios Públicos; Meio Ambiente; Contabilidade; Turismo e Cidades Históricas; Defesa Civil; e Trânsito. Além disso, os temas Lei de Licitações e obras paradas municipais serão abordados junto aos gestores municipais participantes.

O terceiro dia de programação paralela, 29 de março, terá plenárias tanto no período da manhã quanto da tarde. O selo ARTE e os desafios para comercialização das agroindústrias municipais será tema de debate pela manhã. Paralelamente acontecerão conversas sobre emendas parlamentares; alternativas de sustentabilidade dos RPPS; e Municípios em perspectiva internacional. Ainda pela manhã, às áreas de Habitação e Planejamento Territorial e Turismo Rural terão debates sobre o potencial das áreas para alavancar a economia dos Municípios.

Na parte da tarde do dia 29, os debates serão com as áreas de Cultura e Trânsito e Mobilidade. Neste dia também acontecerá uma paralela voltada para os vereadores e outra sobre o Programa Município Carbono Zero. Ainda à tarde, Finanças e Resíduos Sólidos apresentaram soluções aos Municípios. Paralelamente, haverá um debate sobre o censo demográfico e sua repercussão no rateio de recursos públicos.

Temas do último dia
Por fim, já no último dia de Marcha, as paralelas serão comandadas pelas áreas de Saúde; Contabilidade Municipal; Finanças e Meio Ambiente. Para fechar a Marcha com chave de ouro, o temas “Os desafios da proteção social e a corresponsabilidade dos entes”; “A importância da Lei Geral Proteção de Dados na gestão municipal” e “Os desafios da implantação dos planos de mobilidade” serão abordados juntos aos participantes do maior evento municipalista da América Latina.

Se você, gestor, se interessou por alguma temática, acesse a programação no site da Marcha e já anote em sua agenda quais paralelas quer participar. No dia do evento é importante chegar no horário marcado, pois as vagas são limitadas.

Fonte: amm

Anteriores Mercado do arroz 01 de março
Próxima Advogado do AP é indiciado por se apropriar de cerca de R$ 120 mil de clientes em causas trabalhistas