F1: Chefe da Pirelli responde aos comentários de Hamilton sobre retirada dos cobertores de pneus


O chefe da Pirelli na Fórmula 1, Mario Isola, respondeu às preocupações de segurança levantadas por Lewis Hamilton sobre a remoção dos cobertores de aquecimento dos pneus.

Em um esforço para ser mais sustentável, a F1 se concentrou na diminuição do uso de aquecedores de pneus (diminuindo as temperaturas e o tempo de utilização gradativamente), e pretende bani-los completamente a partir da temporada 2024.

Apesar das boas intenções por trás dos planos da categoria, houve alguma reação dos pilotos, em particular Lewis Hamilton que, tendo testado o composto proposto para 2024 no início deste ano, afirmou que pode ser ‘perigoso e inútil’ banir os cobertores.

Isola respondeu agora a isso, dizendo que Hamilton testou os pneus em temperaturas muito frias, e que a borracha que ele usou não era o produto acabado.

“Lewis testou os pneus em Paul Ricard no início de fevereiro”, disse Isola à imprensa. “Estava bastante frio nesse período e claramente testamos alguns pneus que não são a versão final dos que queremos homologar sem cobertores.”

“A ideia de remover os cobertores é algo que discutimos anos atrás, e é um pensamento comum entre FIA, F1, equipes, Pirelli e promotores, para ajudar a alcançar a neutralidade em carbono em 2030”, disse ele.

“Qualquer passo para tornar nosso esporte mais sustentável é importante, e um desses passos é retirar os cobertores, para evitar o uso de eletricidade para aquecer os pneus antes de usá-los.”

“Testamos antes do Natal do ano passado alguns pneus para chuva, o que também era a nossa prioridade porque em 2022, os pilotos não estavam satisfeitos com os pneus. Encontramos um novo composto capaz de funcionar sem cobertores”, acrescentou Isola.

“Fizemos uma comparação com o pneu velho com mantas no frio em três circuitos diferentes, com três equipes diferentes, e se não me engano, com cinco pilotos diferentes, e os comentários foram positivos. Portanto, estamos planejando remover os cobertores do pneu de chuva a partir de Ímola ainda este ano. Isso foi autorizado pela comissão da Fórmula 1 na última quarta-feira”, afirmou o chefe da Pirelli.

“O próximo passo e espero que tenhamos sucesso este ano, é encontrar um pneu intermediário que seja capaz de funcionar sem os cobertores. Ao mesmo tempo, temos um plano de desenvolvimento para pneus slick.”

Isola continuou, dizendo que desenvolver pneus que podem ser usados sem cobertores é ‘um grande desafio técnico’.

“Só quero dizer que é um desafio técnico, um grande desafio técnico. Precisamos de tempo para desenvolver os pneus. Temos um plano, também temos um acordo para analisar os dados em julho”, acrescentou.

Outro ponto que Hamilton levantou, foi que os pilotos usariam mais combustível para deixar os pneus na temperatura certa, algo que ele sugeriu que anularia qualquer benefício de se livrar dos cobertores.

Isola continuou: “Se você precisa de três, quatro ou cinco voltas para encontrar a aderência, gasta mais combustível. Isso deve ser levado em consideração ao fazer o cálculo para a remoção dos cobertores.”

“A questão é que depende do tempo de aquecimento, porque se forem três, quatro curvas, você não gasta muito mais combustível. Se você precisa de três, quatro voltas, aí é uma história diferente”, encerrou Isola.

Fonte: f1mania

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