Não foi nenhuma surpresa, mas agora é oficial: a Andretti-Cadillac formalizou a ‘Manifestação de Interesse’ junto à FIA, para ingressar na Fórmula 1.
“Estamos muito confiantes de que, com nossas fortes competências combinadas no automobilismo, formamos uma equipe verdadeiramente americana, que pode aumentar o entusiasmo pelas corridas da F1 em todo o mundo”, afirmou um porta-voz da equipe. “Agradecemos a transparência e o processo justo da FIA na expansão do grid da Fórmula 1”, acrescentou.
Não está sendo nada fácil para Michael Andretti entrar na F1 com sua equipe. A resistência da maioria dos times atuais da categoria, continua e é grande, embora a FIA tenha aberto caminho para novas equipes. As únicas equipes favoráveis à entrada da Andretti, são a McLaren e a Alpine, com a equipe francesa cotada para fornecer motores para a Andretti, através da Renault.
Já foi divulgado anteriormente, que as atuais equipes querem aumentar consideravelmente a taxa de inscrição para novos participantes. A taxa atual para o ingresso de um novo time, é de US$ 200 milhões, que é dividido entre os times atuais da categoria. As equipes querem agora que essa taxa passe para US$ 600 milhões.
A grande maioria das equipes da Fórmula 1 não quer expandir o grid, porque o prêmio em dinheiro teria que ser dividido por onze (ou talvez doze, se duas equipes forem adicionadas). Já a FIA é a favor do aumento do número de equipes na categoria, e a Andretti-Cadillac parece ser a equipe mais próxima de conseguir isso.
Fonte: f1mania