F1: Aston Martin insinua ter várias opções para substituir Stroll caso necessário


A Aston Martin deu a entender que tem várias opções alternativas para substituir Lance Stroll no GP do Bahrein de F1 no próximo fim de semana.

Stroll foi forçado a pular os testes de pré-temporada esta semana depois de machucar os pulsos em um acidente de bicicleta.

Ele ainda não foi confirmado para a corrida de abertura da temporada em Sakhir, com Felipe Drugovich convocado para substituí-lo nas sessões de pré-temporada.

“A equipe tem que fazer sua lição de casa”, disse o chefe da equipe Aston Martin, Mike Krack. “Temos uma situação que não é 100% clara.

“Nesse ponto de vista, você faz o dever de casa e tem um dos seus pilotos reservas que está disponível, ou seja, está aqui, para prepará-lo para o caso de ser necessário [colocá-lo no carro].”

No entanto, Drugovich, que é o atual campeão da Fórmula 2, pode não ser o único candidato à corrida caso a ausência de Stroll seja prolongada.

“Queremos ter Lance de volta no carro”, acrescentou Krack. “Mas temos que esperar [pelo] o que ele diz e o que os médicos estão dizendo.

“Temos que decidir o plano B, temos alguns planos B, temos que decidir o plano B quando o plano A estiver pronto.”

A Aston Martin também contratou Stoffel Vandoorne como piloto reserva para a temporada de 2023, com o piloto belga mudando para a competição de Fórmula E após sua saída da F1 no final de 2018.

Krack diz que a possível substituição de Stroll é “algo que teremos que discutir nos próximos dias”, já que a Aston Martin mantém a esperança de que o piloto canadense esteja apto para retornar.

A equipe deve esperar até o último momento possível para confirmar sua escalação para o primeiro evento do ano, com Stroll perdendo apenas uma corrida (GP de Eifel de 2020) desde sua estreia na F1 em 2017.

Stroll também deve entrar no simulador da Aston Martin nos próximos dias para avaliar melhor sua capacidade de voltar ao volante.

Outra possibilidade lançada em Krack foi um retorno sensacional de Sebastian Vettel, que se aposentou da F1 no final de 2022.

No entanto, Krack sugeriu que esse seria um cenário improvável para a equipe.

“Ele tinha um plano muito, muito completo em mente para sua aposentadoria”, disse ele.

“E acho que isso também é algo que você deve respeitar. Vamos ver o que está acontecendo.”

Mas quando perguntado se Vettel demonstrou interesse em retornar para uma aparição única, Krack disse: “Não vou te contar”.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Shovlin afirma que Mercedes sabe onde precisa concentrar esforços
Próxima F1: Helmut Marko pede cautela depois de testes dominados pela Red Bull