A unidade de Pontal do Araguaia, que integra o Câmpus do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ganha seu mais novo Restaurante Universitário (RU). O novo espaço para refeições e integração da comunidade acadêmica foi inaugurado no início deste mês, e já mostra sinais de grande utilidade aos que precisam se alimentar entre a extensa jornada de estudos, pesquisa e extensão.
Atualmente o Câmpus do Araguaia é composto pelas unidades de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, e apenas a primeira tinha o RU. “Uma alegria que tivemos foi a inauguração desse RU, na unidade de Pontal do Araguaia. Um sonho de longa data de toda nossa comunidade”, ressalta o pró-reitor do Câmpus do Araguaia, Rodrigo Ferreira de Azevedo.
O servidor e gestor do contrato dos Restaurantes dessas duas unidades, Nasson Alves Batista Junior, explica que esse novo espaço contribui muito para os que estudam na unidade de Pontal do Araguaia. “ Antes os estudantes precisavam se deslocar cerca de 12km até a unidade de Barra do Garças, para realizar suas refeições de café da manhã, almoço e jantar. É certo que a UFMT disponibilizava ônibus próprio para isso, mas era cansativo esse deslocamento”, conta.
Como a UFMT unidade de Pontal do Araguaia é privilegiada por estar localizada em uma região bastante arborizada, o novo RU também é um pouco diferente dos demais. “ Nosso restaurante é aberto, e bem mais fresco, em virtude das árvores e por estarmos relativamente próximos ao Rio Garças. Ele comporta cerca de 50 pessoas fazendo refeição simultaneamente, chegando a mais de 100 pessoas por refeição”, explica.
Um projeto agora real e necessário
O estudante do quarto semestre do curso de Educação Física, Licenciatura, Daniel de Britto Araújo é natural de Campo Grande (MS) e conta que esse novo RU é motivo de comemoração para a comunidade acadêmica. “ Agora que ele passou a existir de forma concreta e contundente para cada de um nós, assume um papel tão decisivo em nossas vidas no que diz respeito à importância do aspecto nutricional, do ponto de vista das condições de obtenção de satisfatório rendimento cognitivo, físico e emocional, em nossas atividades acadêmicas curriculares.
Para ele, é por meio do RU, que somente hoje, os estudantes podem estar de forma integral no universo acadêmico, visto que demanda horas de estudos e atividades no Câmpus, o que para ele ajuda a afastar o fantasma da possibilidade de Evasão Acadêmica.
“Antes, sem o RU do Pontal, era tudo muito mais dificultoso, pela simples necessidade de termos que nos deslocar dezenas de quilômetros, em um ônibus exclusivo da Universidade sim, porém, com o um itinerário extremamente resumido, no que se refere ao horário e aos pontos de embarque e desembarque. Não era cogitável perdê-lo (o ônibus), porque sem ele, ficava impraticável o percurso de uma Unidade à outra, gerando-nos o quase irremediável prejuízo de estarmos mal- alimentados para liquidarmos um dia carregado de atividades físico-intelectuais”, ressalta.
Acesse a rede social do Câmpus do Araguaia no Instagram
Leia mais
Fonte: ufmt