BMW X5 e X6 M surgem de cara nova, mas só um deve chegar ao Brasil; saiba qual


No início de fevereiro, a BMW revelou os novos X5 e X6, que receberam pequenas modificações visuais. Agora a fabricante estreia as versões mais nervosas dos SUVs, as X5 e X6 M Competition, primeiros modelos da divisão esportiva M na história a receber eletrificação.

Dessa forma, tanto o X5 M quanto o X6 M são equipados com motor V8, que passou por uma revisão na linha 2024, associado a um sistema híbrido leve de 48 volts.

O motor V8 4.4 biturbo tem agora um virabrequim reforçado e novo coletor de escape, novas admissão e bomba de óleo, além de melhorias no controle de pressão dos turbos. Já o sistema de 48V adiciona 12 cv e 20,4 kgfm de torque no desempenho do carro, que é fornecido em arrancadas. A bateria é reabastecida por meio da energia recuperada das frenagens.

Apesar da inclusão do sistema híbrido leve, o trem de força entrega os mesmos 625 cv e 76,5 kgfm de torque das versões anteriores. Atualizado, o câmbio Steptronic automático de oito marchas garante trocas ainda mais rápidas.

A tração é integral, mas com possibilidade de enviar potência só para as rodas traseiras. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,9 segundos e a velocidade máxima é limitada em 250 km/h ou 290 km/h se o proprietário incluir o pacote opcional M Driver’s Package.

Visualmente, as mudanças foram as mesmas vistas nas versões “civis” da dupla. Portanto, os faróis ficaram mais finos e trazem agora luzes diurnas de rodagem em formato de flecha. O X5 recebe a iluminação da grade, já oferecida no X6 há alguns anos. A parte inferior dos para-choques tem uma abertura maior para melhorar o resfriamento do motor e a faixa preta, que identifica os M Competition, segue da grade até o fim do para-choque.

No interior, os dois modelos recebem a mais recente central multimídia com tela curvada de 14,9 polegadas integrada a um painel de instrumentos de 12,3”, que dá impressão de uma peça única. Se as versões convencionais trazem seletor de marchas, os M Competition mantêm a alavanca do tipo joystick. Como parte do nova geração do sistema operacional da BMW, o painel utiliza head-up display com realidade aumentada.

Além disso, a cabine tem acabamento de couro e fibra de carbono, bancos esportivos com assinatura da divisão M e sistema de som da Harman-Kardon. Falando em tecnologia, os SUVs recebem o farto pacote de segurança da BMW, que inclui sistema de manutenção de faixa com correção automática, aviso de colisão frontal para carros, ciclistas e pedestres e controle de cruzeiro adaptativo, por exemplo.

Como opcional, há o assistente de estacionamento profissional, que permite que o motorista controle algumas manobras de estacionamento do carro à distância, tudo por meio do aplicativo My BMW, disponível somente para iPhone.

Os carros começarão a ser produzidos na fábrica da BMW em Spartanburg, na Carolina do Sul (EUA), em abril e apenas um deles deve chegar ao Brasil. Segundo concessionários ouvidos pela Autoesporte, o X6 M Competition será lançado por aqui em agosto, junto com os “convencionais” X5 e X6. A vinda do X5 M Competition não foi confirmada.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Preço da gasolina deve subir com a volta de impostos; desoneração acaba na próxima semana
Próxima Repórter da Globo leva tapa na cara na Sapucaí