A temporada 2023 da Fórmula 1 começará dia 5 de março e será a mais longa da história, com 23 GPs no total. No aquecimento do campeonato, as equipes apresentaram ao longo de fevereiro os carros que vão correr nas pistas ao redor do mundo até o final de novembro. Veja a seguir todos os monopostos da disputa.
Modelo: C43
Pilotos: Valteri Bottas e Guanyu Zhou
Modelo: AT04
Pilotos: Yuki Tsunoda e Nyck de Vries
Modelo: A523
Pilotos: Pierre Gasly e Esteban Ocon
Modelo: AMR23
Pilotos: Lance Stroll e Fernando Alonso
Modelo: SF-23
Pilotos: Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr.
Modelo: VF-23
Pilotos: Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg
Modelo: MCL60
Pilotos: Lando Norris e Oscar Piastri
Modelo: W14
Pilotos: Lewis Hamilton e George Russell
Modelo: RB19
Pilotos: Max Verstappen e Sergio Pérez
Modelo: FW45
Pilotos: Alexander Albon e Logan Sargeant
Em relação à temporada de 2022, as mudanças nos carros foram discretas e se concentram majoritariamente nos assoalhos. As bordas vão ficar 15 mm mais altas para tentar diminuir os quiques violentos (que marcaram as corridas da Mercedes no ano passado). A superfície do espelho retrovisor está ligeiramente maior: de 150 mm, crescerá para 200 mm.
Além disso, o chamado halo, peça triangular levemente arredondada que fica logo acima do capacete do piloto, está mais pesado e forte. Mais uma vez o dispositivo se mostrou fundamental para a segurança após o horrível acidente de Guanyu Zhou, da Alfa Romeo, em Silverstone em 2022, quando o carro capotou inúmeras vezes, foi parar quase na arquibancada e o componente salvou a vida do piloto chinês.
Além disso, há um novo tipo de pneu. O chamado C0 terá o composto mais duro da gama da Pirelli, que irá do C0 ao C5, do mais duro ao mais macio. Ele foi projetado para fornecer resistência máxima ao calor e será usado nos circuitos em que a temperatura do solo estiver muito quente
Ao todo, serão 23 etapas, tornando a temporada de 2023 a mais longa da história da categoria. Neste ano, o destaque é a volta do GP de Las Vegas (EUA), cidade que sediou corridas do campeonato em 1981 e 1982.
Havia rumores sobre o retorno do GP de Xangai, na China, nesta temporada. Porém, pelo terceiro ano consecutivo, o país asiático ficou fora do calendário da Fórmula 1 ainda por conta das restrições contra o Covid-19. Veja abaixo o cronograma completo da temporada:
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews