Em 2023, a Fórmula 1 vai dar um passo importante no que tange a inclusão de mulheres no esporte. A F1 Academy é um projeto inovador, uma categoria 100% feminina que visa capacitar jovens para ingressarem em outros campeonatos no futuro, como Fórmula 3, Fórmula 2 e o objetivo final, a Fórmula 1.
Em entrevista à Sky Sports, Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, ressaltou a importância e objetivos do projeto: “Precisamos ter certeza de que criemos uma base para permitir que as meninas comecem a pilotar em uma dimensão em que possam se sentir confortáveis para lutar umas contra as outras.”
“Acho que a F1 Academy pode ser muito, muito importante para as meninas”, enfatizou o italiano. Vale lembrar que o grid é formado por cinco equipes com três integrantes, sendo assim, 15 pilotas ao todo.
Além do papel feminino ser exercido dentro da pista, também há necessidade de olhar para as outras funções como de engenharias, mecânicas, chefes de equipe, estrategistas etc. Domenicali acredita que a nova categoria irá também destacar a relevância das mulheres nestes cargos.
“A F1 Academy vai aumentar essa necessidade de técnicas e engenheiras, porque estamos focando nas pilotos, mas não deve ser apenas sobre as pilotos”, apontou o CEO da Fórmula 1.
Fonte: f1mania