O novo chefe da Ferrari na Fórmula 1, Fred Vasseur, disse que conversou com Jean Todt, um ícone da Scuderia por suas conquistas na mesma função, além de ter sido presidente da FIA.
Depois da temporada 2022, em que a Ferrari começou com o carro mais rápido com o F1-75, mas teve problemas de confiabilidade, além de muitos erros de estratégia, o ex-chefe da equipe, Mattia Binotto anunciou sua renúncia ao cargo após o final da temporada passada.
Vasseur então deixou a Alfa Romeo, onde atuava como chefe de equipe desde 2017, para tentar encerrar o período sem títulos da Ferrari.
O período de sucesso da Ferrari com Todt como chefe de equipe, com o francês assumindo o cargo em 1993, para supervisionar uma sequência de seis títulos consecutivos de Construtores e cinco títulos de pilotos (com Michael Schumacher), foi entre 1999 e 2004. A Ferrari também conquistou o título de pilotos em 2007 com Kimi Raikkonen, e o de construtores em 2008, o último da equipe até o momento.
Vasseur conversou com Todt durante as férias, para obter sua opinião sobre como ele abordará sua nova função. “Com certeza tivemos contatos durante as férias e tempo para discutirmos juntos”, disse Vasseur à Sky Sports F1, após a apresentação do SF-23, nesta terça-feira.
“Mas também talvez seja difícil comparar os dois períodos, foi há 30 anos. Mas a experiência de Jean é imensa. Acho que é uma grande oportunidade para mim, discutir com ele e obter sua opinião e feedback”, afirmou Vasseur.
Todt colocou as ‘peças do quebra-cabeça’ para o grande sucesso da Ferrari naquela época, trazendo Michael Schumacher da Benetton antes da temporada 1996, seguido pelo projetista da equipe, Rory Byrne e pelo diretor técnico, Ross Brawn.
Então, Vasseur tentará trazer novos rostos para a Scuderia em uma tentativa de repetir o ‘golpe de mestre’ de Todt? Bem, primeiro ele quer ter uma ideia melhor de como a equipe está trabalhando.
“Sim, claro, mas preciso conhecer a organização, preciso conhecer as pessoas”, disse Vasseur. “Acho que temos um bom grupo de pessoas que estão trabalhando juntas. Mas preciso entender exatamente o que está acontecendo com a equipe, e fazer as coisas passo a passo”, encerrou Vasseur.
Fonte: f1mania