F1: Ex-chefe de aerodinâmica da Red Bull acredita que punição para 2023 “prejudicará até certo ponto”


No ano passado, após ser constatada a violação no teto orçamentário de 2021, a Red Bull entrou em um acordo com a FIA e foi multada em U$ 7 milhões [cerca de R$ 37,36 milhões]. Além disso, o time austríaco teve redução de tempo na utilização do túnel de vento – teste que auxilia no desenvolvimento aerodinâmico do carro.

Ainda, vale lembrar que com os novos regulamentos da categoria, a equipe vencedora tem menos tempo na instalação, e a última colocada possui um período maior de testes. Uma medida adotada na tentativa de equilibrar a competição, ou seja, os ensaios aerodinâmicos da Red Bull sofreram outra limitação. 

Muito se especula o quanto a punição vai afetar o desempenho do time nesta temporada. Para Dan Fallows, diretor técnico da Aston Martin e ex-chefe de aerodinâmica da Red Bull, as perdas não serão tão grandes.

“Existem mudanças no regulamento para este ano, mas não são grandes. Eles estão claramente em uma posição muito forte neste ano. Esse tipo de restrição com o tempo do túnel de vento machuca. Acho que a restrição os prejudicará até certo ponto”, explicou. 

“Mas acho que eles têm muita força e muita experiência com esse conjunto de regras. Estou bastante confiante de que minimizarão o impacto dessa penalidade”, apontou Fallows.

 

 

Fonte: f1mania

Anteriores Volkswagen suspende produção até março por falta de componentes
Próxima