Instituto de Linguagens realiza posse de nova diretora


O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, participou na última sexta-feira (10), da solenidade de posse da nova diretora do Instituto de Linguagens (IL) da Universidade. A ação aconteceu no auditório do IL, e contou com a presença de gestores, professores, técnicos administrativos, alunos e demais convidados.

Em sua fala, o reitor da UFMT parabenizou a professora Carolina Akie Ochiai Seixas Lima, e ressaltou a importância das ciências básicas e do trabalho que o IL realiza com efeitos em todo o Estado e Região. 

“O IL é responsável pela formação de educadores e profissionais na área da linguagem e todas as suas interfaces, o que é necessário para o desenvolvimento humano e da sociedade de maneira geral. É essencial que possamos pensar em como trazer ainda mais as ciências básicas para contribuir e potencializar as demais ações em prol da região e Estado, como exemplo a formação de profissionais em Libras, e outras demandas”, disse. 

O IL apresenta hoje cinco cursos de graduação em sua estrutura, um Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) e diversas ações de extensão, como os cursos de idiomas e provas de proficiência em língua estrangeira para brasileiros e estrangeiros. “A população de maneira geral conhece o Instituto por essas ações em torno dos idiomas, com as aulas ofertadas em alemão, inglês, e outras. Não podemos nos esquecer da importância do IL também para o desenvolvimento internacional da UFMT, nos projetos e ações junto a outros países”, destacou.

Da UFMT para a UFMT: formação, carreira e entrega

“Filha da UFMT”, como destacou o reitor da UFMT, Carolina Akie Ochiai Seixas Lima ingressou na Instituição como aluna do curso de graduação de Letras – Português/Literatura, em 1989. Em sua fala a professora recordou sua trajetória na Instituição. “O destino me levou para o Japão, onde morei de 1991 a 1993. Retornei ao Brasil e me formei na UFMT em 1998. Fiz meu mestrado em 2005, no antigo MeEL, hoje PPGEL. Já em 2007, estava no quadro da UFMT, como professora substituta. Em 2009 tomei posse no cargo efetivo de docente”, conta a nova diretora do IL.

E ela não parou por aí. Foi coordenadora de cursos de graduação deste Instituto, após o doutorado, em 2019, coordenou  também o PPGEL. “Nessa trajetória acadêmica, dentro da UFMT, e mais especificamente no IL, tive a presença de pessoas que, mais do que profissionais, têm sido companheiros de trabalho e luta por um bem maior que é a Educação”, destacou.

Sobre os desafios dessa nova etapa que inicia em sua vida profissional, Carolina Akie Ochiai Seixas Lima, é otimista, mesmo em tantas frentes que o IL atua, como destacou. “Temos os cursos de graduação, pós-graduação, as ações de extensão. Atendemos um público muito amplo e diverso. Somos hoje polo de exames aos estrangeiros que necessitam da certificação  em Língua Portuguesa, além da Proficiência que é para aqueles que vão para a pós-graduação”, explicou.

Dentro das ações da nova diretora está o intuito de dar seguimento ao que os gestores anteriores já haviam iniciado. “ Temos excelentes projetos sendo desenvolvidos. Hoje o IL tem a secretaria unificada, em que conseguimos otimizar recursos humanos, materiais e financeiros para minimamente atender essa grande demanda, mas iremos lutar pela reposição de vagas de professores e técnicos”, disse complementando sobre a criação do Centro de Língua Chinesa e Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola, cuja sede será no IL. Ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (Secri) da UFMT, por meio de  convênio interinstitucional com a South China Agricultural University (SCAU).

Também prestigiaram a solenidade representantes das Pró-reitorias de Ensino de Pós-graduação (Propg), professor Vinicius Carvalho Pereira, e da Assistência Estudantil (Prae), coordenadora Karla Cristina Sousa Oliveira. A diretora do Instituto de Educação (IE), Rute Cristina Domingos da Palma, e a supervisora do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (Musear) da UFMT, professora Sonia Regina Lourenço também estiveram presentes. As integrantes da gestão do Centro Acadêmico do Curso de Letras (CALET) da UFMT participaram da solenidade.

O ex-diretor do IL, o professor aposentado, Roberto Boaventura da Silva Sá, não esteve presente, mas enviou uma mensagem que foi lida carinhosamente a todos os presentes. A diretora pró-tempore do IL, professora Lindinalva Zagoto Fernandes, também enviou saudações à nova diretora. 

Leia mais

Campanha promove comunicação direta com candidatos do SiSU

Data marca importância das Mulheres e Meninas na Ciência

IL desenvolve ferramenta digital para matrícula de alunos

Fonte: ufmt

Anteriores Volkswagen Voyage saiu de linha, mas é boa opção de carro usado por até R$ 30 mil
Próxima Unemat oferece 2.400 vagas para estudantes que fizeram o Enem 2022