A Red Bull ultrapassou o teto orçamentário da Fórmula 1 em 2021, e por isso foi penalizada. A FIA estabeleceu uma multa de US$ 7 milhões e 10% menos tempo no túnel de vento em 2023. George Russell da Mercedes, não acha que isso irá prejudicar a Red Bull este ano.
Como a Red Bull terminou em primeiro no campeonato de construtores no ano passado, a equipe já iria ter menos tempo de túnel de vento de qualquer maneira, devido ao handicap aerodinâmico introduzido em 2021.
A Red Bull teria permissão para utilizar 70% do tempo no túnel de vento em 2023 pelo regulamento atual, mas além disso, vem a penalidade, o que significa que a equipe baseada em Milton Keynes agora tem permissão para apenas 63% do tempo total, já que 10% (penalidade) de 70% (regulamento), é 7%.
“Acho que pode ser um fator”, disse Russell em entrevista à Auto, Motor und Sport. “Mas o benefício que a Red Bull tem, é que eles começaram em um nível muito alto. Estamos usando nosso tempo de túnel de vento para encontrar respostas. Por exemplo, é essa a direção que precisamos seguir ou essa é a direção precisamos ir? Considerando que a Red Bull estava no caminho certo desde o início, eles não estão precisando resolver problemas, eles estão apenas adicionando desempenho, nos testes no túnel de vento”, disse Russell.
O piloto britânico continuou: “Como eles estavam no caminho certo desde o início no ano passado, não acho que isso os prejudicará tanto agora”, concluiu Russell.
Fonte: f1mania