Um retorno à Fórmula 1 não está nos planos da Cosworth, que já sabe que seu ex-parceiro Ford irá voltar em 2026 em parceria com a Red Bull. No entanto, o antigo fornecedor de motores da F1 foi consultado regularmente na elaboração dos novos regulamentos de unidades de potência, segundo o CEO da empesa, Hal Reisinger.
Antes da apresentação da pintura do RB19 da Red Bull, na última sexta-feira, a Ford anunciou que fará parceria com a equipe austríaca para retornar à categoria em 2026. A Cosworth, que teve uma parceria muito sólida com a Ford fornecendo motores à várias equipes da F1 no passado, tem outros objetivos.
Dizendo ser muito grata pelo período em que esteve ativa como fornecedora de motores na F1, a Cosworth não vê um retorno possível no futuro. “Isso requer dedicação de todos os seus recursos se você quiser fazer bem feito, e não acredito em fazer nada menos que excelente”, disse Reisinger em conversa com o Autosport.com.
No entanto, o fabricante britânico ainda foi consultado regularmente na elaboração dos futuros regulamentos de motores para 2026, disse o CEO. Ele acrescenta, no entanto, que é difícil fornecer informações adequadas sem ser ele próprio um participante.
Os novos regulamentos de motores, a serem introduzidos em 2026, visam atrair novos fabricantes para a categoria. Até o momento, seis fabricantes apresentaram sua candidatura à FIA com a intenção de fornecer motores a partir de 2026: Alpine (Renault), Audi, Ferrari, Honda, Mercedes e Red Bull-Ford.
Fonte: f1mania