F1: Vettel chama de ‘absurda’ decisão da FIA sobre declarações políticas dos pilotos


O agora ex-piloto Sebastian Vettel, classificou os novos regulamentos da FIA que limitam o direito dos pilotos da Fórmula 1 à liberdade de expressão, como ‘absurdo’, e ele espera ver seus ex-colegas mostrarem coragem contra o órgão regulador.

Vettel e Lewis Hamilton, em particular, foram duas das principais vozes ao defender causas importantes de forma pública, com ambos pedindo igualdade para a comunidade LGBTQ +, quando a Fórmula 1 visitou países onde seus direitos são limitados.

O alemão também foi um dos primeiros a se juntar a Hamilton no ato de ajoelhar antes das corridas em apoio ao movimento Black Lives Matter, com o ex-piloto da Ferrari e da Red Bull também vestindo camisetas diferentes para apontar as questões das mudanças climáticas em todo o mundo.

Mas com a aposentadoria do tetracampeão, ele não terá a oportunidade de protestar contra a nova regra trazida pelo órgão regulador que proíbe pilotos de fazerem declarações de cunho político ou religioso, sem a prévia aprovação da FIA .

Isso foi recebido com várias críticas de algumas pessoas, alegando que é uma restrição à liberdade de expressão dos pilotos, enquanto a FIA e outros como o CEO da McLaren, Zak Brown e o chefe da Red Bull, Christian Horner, afirmando que faz parte do papel da FIA garantir que o esporte permaneça politicamente neutro.

“Sim, isso é um absurdo”, disse Vettel sobre a nova repressão da FIA à Auto Bild. “Pode ter havido um pouco de problema. Claro, sempre depende da pergunta que você faz e do assunto. Mas acho que é absolutamente importante se posicionar em algumas questões, e vimos nos últimos anos que mais e mais pessoas estão se posicionando. Não faz muito sentido ir contra isso agora.”

O potencial para problemas no novo sistema da FIA, pode aparecer quando um piloto pedir para falar sobre um determinado assunto, seguindo a nova regra, mas o órgão regulador se recusa a permitir que ele o faça.

Isso pode levar a uma situação difícil entre os pilotos e a própria FIA, mas Vettel quer ver aqueles que continuam no grid, seguindo suas crenças e fazendo o que acham correto.

“Não estou mais envolvido, então é claro que posso dizer muito agora, mas é claro que espero que os caras que estão na Fórmula 1, continuem tendo a coragem de defender suas opiniões e expressá-las”, finalizou Vettel.

 

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Ricciardo fala sobre ‘pânico’ que sentiu ao saber da decisão da McLaren
Próxima F1: Ford e Red Bull devem ter cooperação principalmente na parte elétrica das unidade de potência