Segundo dr. Aray, investir em saneamento é um dos pilares para a saúde preventiva


WhatsApp Image 2022-08-17 at 21.02.04

Aray Fonseca (PL), que é candidato a deputado federal, abordou o tema no último fim de semana, quando esteve na região de Barão de Melgaço e se deparou com um’ lixão a céu aberto’
Em agenda pela cidade de Barão de Melgaço, o candidato a deputado federal dr. Aray Fonseca (PL), mostrou-se preocupado com a situação do descarte de lixo na região. Fonseca, que é médico, apontou que a irregularidade desse descarte de resíduos é um gerador de problemas graves à saúde da população.
“Como médico, posso afirmar que esse cenário é extremamente danoso à saúde da população, principalmente para as crianças. O lixo descartado de forma irregular no solo pode ser fonte de doenças como a pneumonia e diarreia, podendo levar até a morte”, observou.
O lixão fica localizado próximo à Baía do Recreio. Em época de chuva, o chorume – líquido poluente originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos, alcança às águas da Baía, contaminando todo o lençol.
Segundo Aray, investir em saneamento é um dos pilares para a saúde preventiva. De acordo com o médico, a cada R$ 1,00 que se investe em saneamento, economiza-se R$4,00 na saúde. “Para que tenhamos êxito nessa demanda, a saída é a construção do aterro sanitário”. Para isso, ele lembra que o marco do saneamento já chegou, “existem recursos, mas faltam projetos e que as prefeituras precisam atuar para possibilitar esse progresso”, avaliou.
O candidato ainda pontuou que o problema também afeta a questão ecológica e turística da região. “Barão é uma cidade parte do eixo pantanal. E ter esse olhar voltado à demanda, é alcançar desenvolvimento para vários braços de Mato Grosso, sendo a economia um desses, visto que o turismo a fomenta” , acrescentou.

Por assessoria

Anteriores Camisas de outros clubes na Arena Pantanal
Próxima Servidores do TCE-MT são capacitados para lidar com principais alterações da Nova Lei de Licitações