Para repetir o feito do ano passado, quando chegou na semifinal e realizou a sua melhor campanha na história, o Fortaleza precisa ganhar por dois ou mais gols de vantagem. Uma vitória simples leva a decisão para os pênaltis.
A classificação às semifinais também é importante para os cofres dos clubes. Quem passar embolsa mais R$ 8 milhões de premiação. Como Fluminense e Fortaleza entraram na 3ª fase por causa das suas participações na Copa Libertadores, eles já receberam R$ 8,8 milhões.
Se quiser conquistar a vaga, o Fortaleza vai precisar se inspirar no Uruguai de 1950 e realizar um “Maracanazzo”. O Fluminense anunciou na manhã desta terça-feira que todos os ingressos foram vendidos de forma antecipada. Mais de 65 mil pessoas são esperadas no Maracanã.
O Fluminense busca a classificação para esquecer a péssima atuação que teve no último domingo, quando foi atropelado pelo Internacional, por 3 a 0, no Beira-Rio, pela 22ª rodada do Brasileirão. O resultado acabou com uma invencibilidade de 13 jogos na temporada, mas o técnico Fernando Diniz não acredita que interfira no jogo desta quarta-feira.
“Os jogadores são maduros. Eu estou nessa vida aí no futebol faz 40 anos. Mais que no futebol, a vida é saber lidar com essas coisas. Todos os times uma hora perdem. O time vai crescer com isso”, enfatizou Diniz. “A confiança a gente tem que mostrar quando acontece alguma coisa, senão é uma ilusão. A confiança não se faz só ganhando, não se constrói um time que ganha toda hora. São nos momentos de tropeço que a gente acaba mostrando que tem confiança. Eu confio plenamente nos jogadores, eles têm sido formidáveis a maior parte do tempo”, discursou o treinador.
A boa notícia para o torcedor tricolor é que Fernando Diniz vai poder escalar o que tem de melhor. A formação será praticamente a mesma que iniciou contra o Internacional, mas com o retorno de Nonato no lugar de Martinelli. O volante ficou de fora do confronto em Porto Alegre (RS) por força de contrato, já que pertence ao clube gaúcho.
O Fortaleza chega para o jogo embalado pela campanha de recuperação no Brasileirão. Invicto há quatro rodadas, o time emplacou a terceira vitória seguida ao ganhar do Ceará, por 1 a 0, no Clássico Rei realizado no último domingo. O resultado fez o tricolor cearense deixar a zona de rebaixamento pela primeira vez.
“É verdade que estamos perdendo esta disputa por 1 a 0. Mas vamos preparar a partida. Temos elenco para mentalizar e fazer um jogo que signifique competitividade e buscar uma classificação. Vai ser difícil, isso está claro. Mas confio no elenco”, disse Juan Pablo Vojvoda. “Em momentos importantes, sempre responderam. É uma partida que está aberta ainda”, ressaltou o técnico.
A principal dúvida do argentino é em relação ao substituto de Juninho Capixaba na lateral-esquerda. Isso porque o titular cumpre suspensão pelo amarelo recebido no jogo de ida e Lucas Crispim, que seria a primeira opção, está no departamento médico por causa de uma lesão na coxa. Uma possibilidade é Britez ser deslocado para a esquerda e Ceballos entrar na direita.