Ex-analista do Pentágono: na Ucrânia os caças F-16 dos EUA são úteis como propaganda, não como armas


Um debate intenso sobre essa questão tem ocorrido no Legislativo dos Países Baixos, embora Amsterdã tenha até agora rejeitado tal transferência.
Em entrevista à Sputnik, a ex-especialista do Pentágono Karen Kwiatkowski disse que nas mãos da Ucrânia o caça F-16 é mais útil para propaganda interna do que para tentar mudar o sentido dos combates no conflito ucraniano.
A ex-analista do Departamento de Defesa dos EUA observou que a única maneira de um F-16 ser útil na Ucrânia é um método que possui o risco de escalar dramaticamente o conflito.
“Penso que temos de entender melhor o que os políticos estão a tentar fazer na Ucrânia e o porquê. Claramente, o Ocidente não se importa com o povo ucraniano. O sucesso na guerra moderna não depende mais da capacidade de voar de um piloto bonito de um caça – os esquadrões de caças se tornaram uma parte pequena e relativamente vulnerável de uma batalha terrestre, melhor usados para reconhecimento ou lançamento de mísseis à distância – e se forem usados dessa maneira neste confronto OTAN-Rússia isso significaria que a guerra se tornou quente, e vai se transformar em nuclear”, disse ela.
“Se isto é para ser uma guerra contra a Rússia, as democracias ocidentais precisam ser capazes de controlar suas populações, muitas das quais se opõem a esta guerra, e certamente se opõem a ela em seus próprios quintais“, observou a ex-analista do Pentágono.
Caças Eurofighter da Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2023

As conversações sobre os envios de “F-16 para a Ucrânia funcionam apenas como propaganda doméstica para mais guerra, e eles criariam mais oportunidades para fúria doméstica de ambos os lados, e eles [os caças] reduzem a capacidade de se chegar a um acordo real e estabelecer a fronteira ucraniana em uma guerra que sirva às pessoas reais que ainda vivem lá. A Rússia não teme o potencial de combate, mas está sendo forçada a destruir cada vez mais equipamentos ocidentais fornecidos à Ucrânia […]”, acrescentou Kwiatkowski.
“Assim, um F-16 é um ícone bem reconhecido e facilmente descartável da ‘liberdade’ ocidental na mídia, um símbolo do orgulho dos EUA”, disse a especialista.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Caixa paga Bolsa Família a beneficiários de NIS de final 9
Próxima Japão contará casos de covid-19 usando método adotado para gripe