O chefe da AlphaTauri, Franz Tost, afirmou que observa muito o alemão Mick Schumacher na Fórmula 1, e o considera candidato a uma vaga em sua equipe em 2023.
Schumacher não estará no grid da F1 em 2023, com o ex-piloto da Haas, tendo sido substituído por Nico Hulkenberg na equipe americana.
Filho do sete vezes campeão de F1, Michael Schumacher, Mick não conseguiu encontrar uma vaga em outra equipe como piloto titular para 2023, mas foi contratado pela Mercedes para ser o piloto reserva do time de Brackley.
O chefe da equipe AlphaTauri, Franz Tost, revelou que estava pessoalmente interessado em contratar Schumacher para sua equipe, antes que a equipe de propriedade da Red Bull optasse pelo piloto holandês Nyck de Vries, depois de seu excelente desempenho em sua primeira corrida na F1, quando substituiu Alex Albon (que estava com uma crise de apendicite), na Williams no GP da Itália em 2022. De Vries chegou em P9, marcando pontos em sua primeira corrida na categoria.
A AlphaTauri teve o luxo de poder avaliar outros pilotos, já que tinha Pierre Gasly sob contrato para 2023, mas a Red Bull havia indicado que estava disposta a liberar o experiente francês para a Alpine, o que acabou acontecendo, desde que tivessem um substituto adequado.
O piloto americano Colton Herta, atualmente correndo na Indy, parecia certo para assumir uma vaga na AlphaTauri, mas por não ter os pontos necessários para obter a superlicença da FIA, não pôde mudar de categoria.
Tost afirmou que gostaria de ter Schumacher na equipe, se a decisão fosse exclusivamente dele. “Ele foi um assunto de conversa para mim, pessoalmente”, disse Tost à RTL da Alemanha, sobre Schumacher.
“Na verdade, eu gostaria de ter Mick no carro”, continuou ele. “Mick é talentoso e também tem o que é preciso para pilotar com sucesso na Fórmula 1.”
Com Schumacher na posição de reserva na Mercedes enquanto busca um caminho de volta ao grid como titular, Tost avalia que é um bom lugar para o jovem alemão, já que a Mercedes é uma ‘equipe muito, muito boa, uma das melhores da Fórmula 1, então ele pode aprender muito’, disse Tost.
O chefe da AlphaTauri explicou que nenhum movimento real foi feito para tentar levar Schumacher para a ‘família’ Red Bull, devido ao seu status como piloto da Ferrari Driver Academy até o ano passado. A Ferrari ‘desligou’ Schumacher do programa no final de 2022.
Com o consultor da Red Bull, Helmut Marko, dizendo ‘não’ a Schumacher por causa de sua ligação com a Ferrari, Tost disse à RTL que havia ‘razões políticas’ por trás de não contratar Schumacher, pois isso exigiria extensas negociações com a Ferrari. “Nunca chegou a ser uma obrigação”, disse Tost. “Mas, pessoalmente, penso muito bem nele”, finalizou.