Nesta quinta-feira (19), em Brasília, o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou de reunião com o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, representantes do Ministério da Educação (MEC) e de outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O evento retoma a tradição de encontros anuais entre os reitores e a cúpula da Educação no governo federal, iniciada no primeiro mandato do atual presidente.
O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e vice-presidente da ANDIFES, professor Evandro Soares, destacou que no encontro do Presidente da República com os Reitores das Ifes ficou claro a visão do Presidente Lula de que o desenvolvimento econômico e social de qualquer nação passa pela educação. De acordo com o presidente Lula, o objetivo é aproximar os reitores do governo, reabrindo canais de comunicação e criando um espaço para propostas e acompanhamento das demandas das Ifes.
“Eu tenho orgulho de ter vivido o momento em que a gente mais acreditou na educação, que a gente mais investiu em ciência e tecnologia, na educação universitária, no ensino fundamental, médio e nos institutos federais. Porque não existe na história da humanidade um país que conseguisse se desenvolver sem antes resolver o problema da formação do seu povo”, afirmou.
O reitor da UFMT considera que as Universidade têm a responsabilidade do protagonismo na formação de professores da Educação Básica e na produção de conhecimentos para o desenvolvimento social e econômico do país. “Em seu discurso o Presidente da República disse que fará a recomposição dos recursos da IFES em especial para que as IFES voltem a ter melhores condições estruturais para a produção do conhecimento e assistência estudantil visando a permanência do estudante na universidade e a formação do povo brasileiro”, disse.
Na visão do reitor a fala do Presidente da República reafirma a função primeira das universidades – oferta de formação de qualidade para a população brasileira por meio do ensino, pesquisa e extensão.
Também presente no encontro, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Ifes, professor Ricardo Marcelo Fonseca, destacou o papel das universidades a serviço dos interesses e do desenvolvimento do país.
“O conjunto das universidades querem apresentar para este governo a firme disposição de trabalhar pelo Brasil. Não só na ciência e tecnologia, sem a qual não há desenvolvimento. Não só como defesa da democracia. Mas também para os projeto estratégicos nas áreas de meio ambiente, energia, educação e mais”, concluiu o presidente da Andifes.
O encontro contou com a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana; o Secretário Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; e o Ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Fonte: ufmt