A embaixada publicou um vídeo no Twitter, mostrando drones e cilindros de gás dispostos em uma mesa. Alguns dos cilindros de gás parecem estar presos aos drones. Na imagem, o homem também mostra caixas com cilindros armazenados em uma geladeira.
A postagem alerta para a possibilidade do uso de fosgênio, lembrando substâncias deste tipo são proibidas pela Convenção sobre Armas Químicas (CWC, na sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas (ONU).
A video published by Ukrainian military apparently shows them preparing to use #chemicalweapons, possibly #phosgene, prohibited by @UN CWC, against Russian military. Letters “OB” stand for toxic munition. This also explains why the gas cylinders need to be stored in the fridge. pic.twitter.com/eDmB43605g
— Russian Embassy, UK (@RussianEmbassy) January 13, 2023
Um vídeo publicado por militares ucranianos aparentemente os mostra se preparando para usar armas químicas, possivelmente fosgênio, proibidas pela CWC [Convenção da ONU sobre armas químicas], contra militares russos. As letras “OB” representam munição tóxica. Isso também explica por que os cilindros de gás precisam ser armazenados na geladeira.
Em dezembro do ano passado, o representante permanente russo na Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), Alexander Shulgin, disse que Moscou tinha informações de que os Estados Unidos estariam ajudando a preparar “provocações químicas” na Ucrânia.
Meses antes, em junho, o Ministério da Defesa da Rússia fez avisos semelhantes, declarando que Kiev pretendia realizar um ataque de “bandeira falsa” envolvendo armas químicas para culpar a Rússia e provocar confrontos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Fonte: sputniknewsbrasil