Berlim procura ‘febrilmente’ 40 veículos de combate Marder prometidos a Kiev, diz mídia


26875605_0031741785_2072x0_80_0_0_91ece73b4fa5f29f9102bbddf5bcbfa3-jpg

“O chanceler [da Alemanha Olaf] Scholz prometeu a Kiev 40 Marder – agora o governo federal está procurando ‘febrilmente’ os veículos de combate de infantaria prometidos”, diz a publicação.

Segundo o artigo, quando foi anunciada a decisão da Alemanha de entregar à Ucrânia estes veículos, os militares, políticos e especialistas na área de segurança começaram a especular sobre de onde Berlim tiraria o equipamento prometido.
Salienta-se que o representante do governo alemão Steffen Hebestreit prometeu na sexta-feira (6) responder à pergunta “ao longo do dia”, mas a resposta ainda não chegou.
O veículo de combate de infantaria alemão Marder 1 (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 08.01.2023

De acordo com o jornal, “não é muito fácil levar à prática” as palavras de Olaf Scholz, já que, segundo as fontes do Spiegel, a empresa de defesa Rheinmetall tem em seus estoques cerca de 60 veículos de combate Marder defeituosos, mas sua modernização levaria demasiado tempo.

“Visto que o governo federal planeja enviar à Ucrânia 40 Marder para equipar um batalhão ucraniano já até o fim de março, o Exército deve fornecer a maior parte da ajuda militar de seus próprios estoques“, sublinha a publicação.

O deputado do parlamento alemão da União Democrata Cristã (CDU), agora na oposição, Henning Otte disse à edição que o governo alemão não se tinha preparado para o fornecimento de tal equipamento e, por causa disso, “a Bundeswer [as Forças Armadas da Alemanha] tem que esvaziar seus estoques que, em todas as perspectivas, já estão em mau estado”.
Um militar do exército alemão - Sputnik Brasil, 1920, 20.11.2022

“Uma política prudente e de visão é feita de maneira diferente“, opina Otte.

Anteriormente, os EUA anunciaram um novo e maior pacote de assistência militar a Kiev no valor de US$ 3 bilhões (R$ 16 bilhões). O pacote vai incluir veículos de combate de infantaria Bradley, veículos blindados de transporte, mísseis antitanque, obuses e uma grande quantidade de munição. Além disso, a Alemanha prometeu entregar veículos de combate Marder e uma bateria adicional de sistemas de mísseis antiaéreos Patriot, com a França assumindo a obrigação de fornecer tanques AMX — 10RC ou veículos blindados.
Anteriores Servidora de carreira assume interinamente o Procon-MT
Próxima Câmpus do Araguaia inscreve para pós em Gestão Pública