Austrália vai adquirir sistemas de mísseis norte-americanos Himars para implantação em 2026-2027


O pacote de aquisição, avaliado em mais de US$ 1 bilhão de dólares australianos (cerca de R$ 3,7 bilhões), vai incluir o míssil NSM fabricado pela Kongsberg para substituir os antigos mísseis antinavio Harpoon em navios de guerra australianos a partir de 2024, disse o governo.
“A defesa também adquirirá o Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade [Himars], de longo alcance e superfície-superfície, que inclui lançadores, mísseis e foguetes de treinamento. O sistema Himars estará em uso em 2026-2027, fornecendo ao Exército australiano um aumento significativo de capacidade”, dizia o comunicado.
As novas armas vão dar às Forças Armadas australianas “a capacidade de dissuadir conflitos e proteger nossos interesses“, disse o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa, Richard Marles.
No final de dezembro, o governo australiano estava considerando a possibilidade de implantar um novo sistema de mísseis na costa norte do país, presumivelmente em meio às tensões entre Pequim e Taipé. O governo está revisando o sistema de ataque marítimo-terrestre StrikeMaster e o armamento antinavio e de ataque terrestre Naval Strike Missile como possíveis variantes.
Fuzileiro naval dos EUA comunica com outro durante teste de sistema de lançador múltiplo de foguetes Himars em Capas, Filipinas, 13 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2022

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Colunista sugere 3 armamentos que Washington não vai fornecer a Kiev
Próxima Confira os prazos e procedimentos obrigatórios da Assistência Social