O diretor técnico da Aston Martin, Dan Fallows, afirmou que a equipe seguirá um caminho de desenvolvimento ‘muito agressivo’ para 2023, após sua recuperação no final da temporada 2022.
A equipe de Silverstone começou o ano com o pé atrás para seus padrões, tendo ficado em nono lugar no campeonato de construtores durante grande parte da temporada, terminando o ano na sétima posição.
Esse início fraco de temporada, levou a uma mudança radical na filosofia de design do carro quando eles levaram um novo pacote para a corrida em Barcelona, o que levantou suspeitas e protestos subsequentes sobre suas semelhanças com o carro da Red Bull, com a Aston Martin sendo inocentada pela FIA de qualquer irregularidade sobre ‘copiar’ outro carro.
Seu desempenho melhorou constantemente com o passar da temporada, terminando o ano empatado em pontos com a Alfa Romeo em sexto lugar na classificação, embora a Alfa tenha conquistado o P6 na contagem final, devido ao quinto lugar de Valtteri Bottas em Ímola.
Apesar de perder por pouco uma posição melhor na tabela de construtores, a Aston Martin se animou com o andamento da temporada, e o diretor técnico Fallows, acredita que a equipe está indo na direção certa.
“Foi um grande fator para aumentar nossa confiança no próximo ano”, disse Fallows à imprensa, sobre a recuperação da equipe em 2022.
“Claramente começamos o ano com um carro que não estava onde queríamos, mas conseguimos esse desenvolvimento, principalmente na segunda metade da temporada.”
“Nós realmente demonstramos que esse tipo de princípio de design que colocamos em prática, e algumas das filosofias que estamos adotando estão valendo a pena, e vão mostrar mais dividendos”, disse ele.
“Portanto, o que estamos tentando fazer para 2023, é adotar uma estratégia de desenvolvimento muito agressiva, mas aproveitar as lições que aprendemos em 2022”, acrescentou Fallows.