Quando as capas dos carros de 2023 forem retiradas e eles revelados, Christian Horner espera que muitos se pareçam com o Red Bull ou Ferrari.
Houve grande emoção na temporada de 2022 com a entrada em vigor de novos Regulamentos Técnicos, ameaçando abalar a ordem estabelecida na Fórmula 1.
No final das contas, a Red Bull dominaria a temporada, conquistando 17 das 22 vitórias. A Ferrari conquistou quatro das vitórias restantes, com a outra indo para a Mercedes.
Especialmente na primeira metade da temporada, o desafiante da Ferrari na F1-75 era aparentemente o mais rápido do grid, antes da Red Bull transformar seu RB18 no carro de corrida dominante.
E, com as equipes voltando à prancheta para seus adversários de 2023, o chefe da equipe, Horner, acha que as equipes rivais se inspirarão no RB18 e no F1-75, agora que viram o que funciona.
A Red Bull também receberá a menor quantidade de tempo no túnel de vento de todas as equipes, não apenas por ter conquistado o título de Construtores, mas também por sua redução extra como resultado de cometer uma violação do limite de gastos de 2021.
“É difícil porque é uma desvantagem”, disse Horner ao ‘Channel 4’ em referência às próximas restrições de desenvolvimento da Red Bull.
“Mas acho que o que você verá em 2023 é que os carros convergem, e tenho certeza de que haverá mais alguns carros que se parecerão um pouco com um Red Bull ou uma Ferrari.
“Acho que ter conseguido este número 1 no carro, ter reconquistado o Campeonato Mundial de Construtores é uma grande motivação para manter esse nível.”
Voltando para 2021, foi Red Bull e Mercedes lutando até a última volta da temporada em busca dos títulos, aquela briga aparentemente tendo cobrado um preço maior da Mercedes do que da Red Bull.
E então Horner disse que estava além da “imaginação mais selvagem” da Red Bull garantir os dois títulos de 2022 de maneira tão dominante.
“Para ser honesto, acho que foi além da nossa imaginação mais louca”, disse Horner sobre a conquista.
“Com 2021 sendo um ano tão intenso, o foco de Adrian [Newey] estava realmente em 2021 e a equipe abaixo dele teve que fazer o trabalho de base no carro de 2022, então parecia que iríamos entrar na temporada no pé de trás.”
Enquanto a Ferrari começou como a equipe mais rápida em 2022, a Red Bull sem dúvida acertou a parte mais importante, continuando a melhorar ao longo da temporada para atingir seu pico no momento chave.
Enquanto isso, a Ferrari, já cuidando de feridas autoinfligidas, descobriu que seu caminho de desenvolvimento estava abaixo do ideal, já que a Red Bull transformou a temporada em uma corrida de um cavalo.
Mas, na próxima temporada, com o tempo no túnel de vento restrito, a Red Bull pode ser a única a lutar para garantir que as equipes rivais não usem sua vantagem para adicionar desempenho à medida que a temporada chega aos estágios finais.
Mas é claro que eles provavelmente começarão em uma posição muito forte, então as outras equipes terão muito trabalho para montar e sustentar um desafio.