#69 – Como a reforma tributária vai beneficiar os consumidores?


Já imaginou quanto você, consumidor e cidadão que paga impostos, vai se beneficiar com a reforma tributária? O grande benefício dela é a sua capacidade de acelerar o crescimento econômico do país ao modernizar os impostos cobrados sobre o consumo. 

Se você quer entender como o atual sistema tributário é caótico, recomendo a escuta desse episódio: #66 – Entenda por que precisamos da reforma tributária

Com a reforma tributária, todos ganham

Imagina no quanto as empresas gastam para botar as contas em dia com o fisco com regras confusas e controversas… Com a reforma tributária, elas vão gastar menos tempo para pagar seus impostos e as regras se tornam claras o suficiente para reduzir os conflitos tributários, e o resultado disso é menor custo.

Esse custo menor deve ter reflexo no preço ao consumidor e abre espaço no orçamento para novas vagas de emprego.

População mais pobre será beneficiada pela reforma tributária

O atual sistema tributário pesa mais para a população mais pobre. Todos nós consumimos produtos da cesta básica, por exemplo. Mas os impostos cobrados sobre ela cobram uma fatia proporcionalmente maior do salário dessa camada da sociedade. 

A solução que a reforma propõe é aumentar a tributação sobre serviços, tipo hotéis e academias, que são muito mais utilizados pelos brasileiros com maior renda média. Assim, esse peso dos tributos fica mais bem distribuído entre nós, consumidores e cidadãos. 

Mais investimento para o Brasil 

Nosso sistema de impostos hoje é tão complicado e confuso que o investidor extrangeiro pensa duas ou três vezes antes de abrir uma filial ou erguer uma indústria no Brasil. Com regras claras e segurança jurídica, esse cenário muda. Mais invetimento significa emprego, renda e crescimento pro país. 

Economia em 60 segundos

Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender. 

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo SoundcloudSpotify e Deezer.

 

 

Fonte: portaldaindustria

Anteriores Lei que obriga uso de energia solar fotovoltaica em edifícios públicos é inconstitucional, decide OE
Próxima São atitudes claras e nítidas do crime de importunação sexual, diz presidente da OAB Mulher RJ