Com a popularização dos carros equipados com motor 1.0 turbo, os modelos tradicionais com propulsores naturalmente aspirados acabaram perdendo espaço no mercado, embora alguns ainda resistam. Por outro lado, dentre a oferta de carros usados ainda há uma grande variedade de modelos para quem não abre mão de um propulsor com torque e força mais progressiva.
Nesta lista, você encontra seis opções de carros usados equipados com motor 1.6, que equilibram desempenho satisfatório em comparação com os 1.0 aspirados e bons números de consumo. A seleção conta com hatches, para quem não abre mão de um carro mais ágil e compacto, e um SUV equipado com motor turbo. Os preços citados no texto foram verificados no Mercado Livre durante a apuração da matéria, em agosto de 2025. Confira, a seguir, cada um dos modelos em detalhes.
O famoso hatch presente no mercado brasileiro desde 2002 abre a lista de carros 1.6 que valem a pena. Isso porque se trata de um modelo de boa dirigibilidade desde a primeira geração, produzida no Brasil com faróis redondos estilo Mercedes-Benz, algo que se perpetuou até ao modelo atual, lançado em 2017. Unidades do modelo 2012 podem ser encontrados na plataforma do Mercado Livre com preço a partir de R$ 35.900.
Lá atrás, o posicionamento do Polo era de hatch premium, ou seja, bem equipado e com acabamento elogiado até hoje (não fica atrás de um exemplar da atual geração). Na linha 2013, trazia os faróis mais recortados e com acabamento fumê.
O motor 1.6 flex dessa safra é da família EA111, com quatro cilindros e 8 válvulas. Entrega até 104 cv de potência e 15,6 kgfm de torque, além do famoso câmbio de cinco marchas de engates precisos da marca. O desempenho é um pouco melhor que o consumo; vale optar por gasolina no lugar do etanol na hora de abastecer.
A primeira geração do Hyundai HB20 também é uma opção a se considerar entre os carros 1.6 no mercado nacional. Aqui, podemos optar pelos modelos ano 2015, cujo preço parte de R$ 39.900 na plataforma do Mercado Livre. O hatch é um dos carros mais presentes na lista de melhor desempenho, pois traz o mesmo motor 1.6 que equipou o Hyundai Creta por anos, além de ter um consumo razoável – desde que seja equipado com câmbio manual.
O motor 1.6 Kappa flex entrega até 128 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, podendo trazer câmbio manual de cinco marchas (mais indicado) ou automático de apenas quatro velocidades. Seu chamariz está ainda no visual bem acertado, bem como no ar-condicionado, direção elétrica e vidros/travas elétricas. As versões mais equipadas têm, ainda, central multimídia, faróis automáticos, descansa braço para o motorista, faróis de neblina e sensor de estacionamento e repetidor de seta nas laterais.
Primeiro sedã da lista, o Nissan Versa da primeira geração entrega amplo espaço interno. É o clássico sedã à moda antiga, já que dispõe de suspensão macia, porta-malas de grandes dimensões e espaço no banco traseiro digno de uma “sala de estar”. Unidades ano 2018 podem ser adquiridas na plataforma do Mercado Livre com preço inicial de R$ 41.400.
Sob o capô, aparece o motor 1.6 aspirado que até hoje está em linha, tanto no novo Versa quanto no Kicks Play. No Versa 2018, ele rende até 111 cv de potência e 15,1 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas ou automático CVT. É aquele carro para quem não quer se preocupar com espaço interno, nem mesmo ter que apertar as malas no bagageiro (são 460 litros de capacidade no porta-malas).
As configurações de base entregam ar-condicionado, direção elétrica e vidros/travas elétricas, enquanto as mais completas somam câmera de ré, ar-condicionado automático, bancos de couro e central multimídia com GPS nativo. O consumo pode beirar os 13 km/l na cidade, com gasolina.
Estigmatizado nas gerações passadas (206 e 207), o Peugeot 208 tem vida diferente por se tornar uma boa opção de compra, pois manteve o design ousado característico da marca ao mesmo tempo que deixou no passado os problemas crônicos. Aqui, não se trata do 208 atual com motores de origem Fiat, como parte do grupo Stellantis, mas sim o de geração anterior com motor 1.6 EC5. Unidades 2017 do hatch compacto podem ser achadas com a partir de R$ 42.900 no Mercado Livre.
Sob o capô, o motor 1.6 aspirado da família EC5 entrega até 122 cv de potência e 16,4 kgfm de torque, combinado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas. As versões mais equipadas trazem faróis de neblina, luzes diurnas de LEDs, seis airbags, ar-condicionado automático de duas zonas, central multimídia com navegador GPS nativo e até teto solar panorâmico (fixo). É um hatch para quem busca boa dirigibilidade e bom pacote de equipamentos, mas não se preocupa com espaço. O consumo fica em 10,6 km/l na cidade, com gasolina.
A Ford atua hoje no mercado nacional com sua linha de modelos importados, mas ainda há bons modelos entre os usados que valem a sua atenção, como o Ford Fiesta. É um hatch cujo desenho envelheceu muito bem com o passar dos anos e que conta com uma das melhores dinâmicas entre os modelos listados. Pode-se arrematar unidades 2017 do hatch com preço a partir de R$ 42.900 na plataforma do Mercado Livre.
Sob o capô, o hatch traz o motor 1.6 aspirado flex de até 128 cv de potência e 16 kgfm de torque, que pode ser combinado a um câmbio manual de cinco marchas (o automatizado Poweshift não é indicado). O hatch tem ar-condicionado automático, computador de bordo, sensor de estacionamento, faróis de neblina, assistente de partida em rampa, além de controles de estabilidade e tração. Dados de fábrica apontam consumo de 12 km/l na cidade.
Por fim, um SUV compacto: o Peugeot 2008, na variante com motor 1.6 turbo flex da família THP, que equipava até pouco tempo o Citroën C4 Cactus. É um carro que vai sobrar no desempenho, mas também vai render alguma economia, dependendo do peso do seu pé, sobretudo nas versões com câmbio manual. Unidades 2016 do SUV podem ser adquiridas com preço a partir de R$ 59.900 no Mercado Livre.
O motor turbo 1.6 THP entrega até 173 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, aliado a um câmbio manual de seis marchas. É um SUV compacto que garante muita agilidade ao volante, com seu torque máximo aparecendo desde 1.750 rpm (em giro baixíssimo). Junto disso, traz um consumo na cidade de quase 11 km/l, contando, assim, com o melhor benefício entre desempenho e economia.
No pacote de itens de série, destacam-se: central multimídia com navegador GPS integrado, teto solar, ar-condicionado automático de duas zonas, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e controles de estabilidade e tração.
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Fonte: direitonews