De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) de 2022, cerca de 1,5 milhão de pessoas trabalhavam com transporte de passageiros e entrega de mercadoria. Até hoje, uma boa parcela desse número presta serviços à aplicativos de transporte como Uber e 99. Para esse tipo de trabalho, o ideal é um carro econômico e espaçoso para levar passageiros com conforto .
Pensando nisso, Autoesporte listou seis modelos novos e usados que são boas opções para quem já trabalha como Uber ou 99 e pensa em trocar de carro, ou para quem quer ingressar nesse setor.
Modelo de entrada no mercado de veículos novos, o Kwid é básico e pequeno, mas ágil e extremamente econômico – consegue rodar até 15,7 km/l na estrada com gasolina. Nas três versões (que custam entre R$ 68.190 e R$ 74.640), o motor é o três cilindros 1.0 aspirado de 71 cv e 10 kgfm associado ao câmbio manual de cinco marchas.
De série, o carro recebe quatro airbags, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado, trio elétrico, DRLs de LED, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas, sistema Start/Stop, rádio AM/FM e computador de bordo. É opção interessante para o motorista quer rodar na cidade gastando pouco e não faz questão em ter um carro conectado (pelo menos de fábrica) e espaçoso.
Entre os usados, uma boa opção é o Kwid Intense 2020, que parte de R$ 45 mil. Na versão anterior ao facelift, o subcompacto recebe trio elétrico, computador de bordo e conta-giros, chave canivete com telecomando, central multimídia Media Evolution de 7 polegadas com USB, Bluetooth e auxiliar e navegador GPS com espelhamento de celular via Android Auto ou Apple Car Play, câmera de ré e retrovisores elétricos.
Praticamente a única minivan “popular” no mercado (enquanto o Citroën de sete lugares não chega), a Spin é coringa para motoristas de aplicativo: dá para levar até seis ocupantes ou usar a terceira fileira para levar bagagem – tanto é que o carro é queridinho entre motoristas que fazem viagens para aeroportos.
Seu desempenho é honesto, embora tenha o antiquado 1.8 de 111 cv e 17,7 kgfm. O câmbi pode ser manual ou automático de seis marchas. Na versão manual, o consumo com gasolina chega a 11,9 km/l e com etanol, a 8,4 km/l. No modelo zero-km, a Spin custa entre R$ 103.990 e R$ 135.990.
Entre os usados, recomendamos o 1.8 LTZ 2019, que sai a partir de R$ 75 mil. Bem equipada, essa versão recebe sensor de estacionamento, multimídia MyLink com Android Auto e CarPlay, sistema OnStar, controle de cruzeiro, luzes diurnas em LED, rodas de liga leve aro 16 polegadas, sensor de chuva e crepuscular, faróis de neblina e friso cromado no para-choque traseiro.
Excelência no bom custo/benefício no mercado de carros novos, o Cronos recentemente recebeu o câmbio automático CVT e o motor 1.0 aspirado Firefly para impulsionar as vendas. O problema é o preço, que fica em R$ 99.990, enquanto as opções com câmbio manual partem de R$ 84.790.
Independente da versão que escolher, o sedã oferece baixo custo de manutenção e revisão e o preço do seguro é dentro da média. Embora compacto, o carro é bom para quem trabalha levando passageiros e bagagens. Afinal, são 525 litros no porta-malas. O entre-eixos de 2,52 metros é o mesmo do hatch, e isso não é ruim: o espaço para pernas e cabeças é suficiente para passageiros traseiros de até 1,82 metro.
Entre os usados, uma escolha racional é o Cronos Drive 1.3 2018, que tem motor 1.3 de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque e câmbio manual de cinco marchas. Um dos destaques é o consumo de combustível, marcando 8,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol, além de 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina, de acordo com o Inmetro.
O pacote de equipamentos é composto por trio elétrico, central multimídia UConnect de 7 polegadas, comandos de voz, espelhamento de celulares, duas entrada USB, indicador de pressão dos pneus e ar-condicionado manual.
O terceiro carro de menor preço do Brasil foi renovado no ano passado e ganhou uma proposta, digamos, mais popular do que antes. O novo C3 sai a partir de R$ 72.990 na versões equipadas com motor 1.0 Firefly de 75 cv e custa a partir de R$ 91.990 nas versões com o motor 1.6 de 120 cv.
Nossa recomendação pelo melhor custo-benefício é o C3 Live Pack (R$ 78.990). Apesar de sua lista mais enxuta de equipamentos (ar-condicionado, trio elétrico, central multimídia com tela de 10 polegadas, limpador e desembaçador traseiros), o custo de manutenção é baixo, o motor é confiável e econômico e o espaço interno é um dos melhores da categoria – o Citroën tem bons 2,54 m de entre-eixos, mais até do que o Fiat Fastback.
Agora, caso procure por um usado, nossa aposta é no C3 Attraction 1.2 Puretech, que sai a partir de R$ 42 mil. Essa configuração vem com ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, vidros elétricos, rádio com conexão Bluetooth, luzes diurnas de LED e faróis de neblina dianteiros.
O motor é o 1.2 aspirado de 90 cv e 13 kgfm acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. Nesta variante, o foco é no baixíssimo consumo de combustível. Com gasolina, o carro atinge até 16,6 km/l.
O descontinuado sedã é recomendado para quem fazer Uber ou 99 pelo ótimo espaço-interno e bagageiro. O Cobalt esbanja 2,62 metros de distância e o porta-malas tem capacidade para excelentes 563 litros.
Entre R$ 60 mil e R$ 70 mil o consumidor pode encontrar unidades das versões de topo LTZ e Elite. Ambas são equipadas com o motor 1.8 aspirado de 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque associado ao câmbio automático de seis marchas.
Outro ponto interessante do sedã é a sua recheada lista de equipamentos, que pode contar com sensor de estacionamento, computador de bordo, rodas de alumínio de 15″ polegadas, controle de velocidade de cruzeiro, central multimídia MyLink2 com tela de sete polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional, bancos de couro, câmera de ré, sensor de chuva e sensor crepuscular.
O Nissan é um dos SUVs de entrada do Brasil, embora custe a partir de R$ 110.990. Para quem quer usar o carro para transportar passageiros, ele se destaca pelo vantajoso espaço interno — graças aos 2,61 de entre-eixos -, porta malas com espaçosos 432 litros e bom consumo em relação a outros SUVs compactos ( média de 8,6 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina). De quebra, o utilitário é mais alto que os outros modelos listados aqui e consegue absorver melhores as imperfeições do asfalto, o que permite que os passageiros viagem sem tanto chacoalhões.
O motor é o 1.6 16V que entrega 114 cv a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm associado ao câmbio automático do tipo CVT. Caso procure por versões com câmbio manual, só no mercado de usados. É lá, aliás, que está nossa recomendação: o Nissan Kicks 2019, modelo anterior ao facelift promovido em 2021.
Este seminovo tem média de preços que começam em R$ 77.850 para a versão de entrada S com câmbio manual 2018 e chegam a quase R$ 108 mil para a topo de linha SL 2021. A versão intermediária SV, que sai entre R$ 85 mil a R$ 90 mil, recebe chave presencial, sensor de estacionamento, sistema de áudio com rádio AM/FM com bluetooth, partida por botão, rodas de liga leve de 17″ e entrada USB.
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Fonte: direitonews