50 novos radares começam a operar nas rodovias de SP; veja onde


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) anunciou o início da operação de 50 novos radares nas rodovias do estado de São Paulo, a partir desta terça-feira (23). Com a instalação dos equipamentos, serão, até o momento, 270 radares ativos em pontos estratégicos para “reduzir acidentes e reforçar a segurança nas estradas”, de acordo com o órgão oficial.

Importante dizer que os respectivos aparelhos (veja a lista no fim da matéria) fazem parte do contrato firmado no início deste ano, no edital 145/2023, que visa a instalação de 649 radares de velocidade. A ideia é que a operação cubra mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais não concedidas a iniciativa privada e a escolha dos locais, segundo o DER, corresponde ao mapeamento que considera fatores como histórico de acidentes e excesso de velocidade.

O motorista que ultrapassar o limite de velocidade permitido na via e for flagrado por um radar estará sujeito a uma autuação. Dependendo do tipo de infração, ou seja, a porcentagem excedida sobre o limite estabelecido no local, as penalidades também aumentam, como valor da multa, número de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e chegam até mesmo a suspender o direito de dirigir do motorista.

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Se você for flagrado em velocidades acima de 50% do permitido por lei, por exemplo, o valor é triplicado e pode chegar a quase R$ 900. Confira abaixo como funciona cobrança e pontuação:

O DER-SP também comunicou que outros radares, que fazem parte do plano de 649 novos equipamentos nas rodovias estaduais de São Paulo, seguem em fase de implantação, testes e homologação.

Dessa lista, dois tipos de aparelhos serão implementados: fixo-redutor e fixo-controlador. O primeiro será instalado apenas em regiões de maior adensamento urbano, com um display para mostrar a velocidade do veículo em tempo real. São chamados popularmente de “lombadas eletrônicas”. Já o segundo é o radar convencional, sem marcação de velocidade.

Ambos os modelos fazem a verificação de velocidade por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da rodovia. Estes novos aparelhos também serão capazes de contar o número de eixos dos veículos nas rodovias e transmitir a informação em tempo real para o DER-SP.

*Os trechos abaixo com duas velocidades correspondem aos radares instalados nos dois sentidos da via

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Fonte: direitonews

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